vida_academica_abnt_graduacao_pos_graduacao_mestrado_doutorado_vestibular_universidade

Currículo Lattes

O Currículo é o meio pelo qual vamos ter nosso primeiro contato com as oportunidades de carreira, podendo ser descritas informações acadêmicas e profissionais. Mas, você sabe o que é o Currículo Lattes?

Reunimos, nessa matéria, algumas informações sobre esse tipo de currículo para que você possa compreender onde inserir alguns tipos de atividades desenvolvidas ao longo da graduação.

O Currículo Lattes

Lattes é uma plataforma criada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq – na década de 90, que tem a intenção de padronizar e sistematizar o registro dos currículos dos pesquisadores brasileiros, ou seja, o histórico acadêmico. 

Essa plataforma se tornou padrão nacional no registro da vida dos estudantes e pesquisadores do país, e é hoje adotado pela maioria das Instituições do ramo da Educação. Por sua riqueza de informações, sua crescente confiabilidade e abrangência se tornou indispensável para qualquer estudante universitário.

O cadastro e atualização do currículo é feito por meio do site da Plataforma Lattes do CNPq e um ponto importante é que todas as informações acadêmicas têm seu lugar específico, ou seja,é essencial saber exatamente quais dados inserir em quais opções do sistema. A seguir pontuamos alguns exemplos:

Item 1 -Dados gerais: aqui devem ser inseridas informações de identificação pessoal, endereço, idioma, prêmios e títulos. Atente-se para elaborar um texto de apresentação (resumo) da sua trajetória: deve ser sucinto, mas conter informações pontuais da sua formação e atividades de ensino, pesquisa e extensão. O ideal é que seja escrito de forma impessoal : em 3ª pessoa.

Item 2 – Formação: aqui você deve inserir as informações da sua formação acadêmica, ensino fundamental, médio, graduação, pós-graduação Lato SensuStricto Senso… mesmo que esteja em andamento! Na formação complementar devem aparecer os cursos extracurriculares que complementem a sua formação acadêmica, como estágios extras, curso de línguas etc.

Item 3 – Atuação: este item reflete a sua experiência profissional, portanto todos os estágios, monitorias e empregos que se relacionem à sua formação e associados à Instituições de Ensino ou Empresas devem ser inseridos e descritas quais foram/são suas funções em cada um deles.

Item 4 – Projetos: você participa de algum projeto de pesquisa na sua universidade? Se você faz ou já fez uma IC (matéria anterior), você com certeza faz parte de um projeto. Insira o nome do projeto, os objetivos, as pessoas envolvidase outras informações que valorizem o projeto desenvolvido.

Item 5 – Produções: o ponto crítico! Este item tem maior visibilidade no Lattes e, portanto, deve ser preenchido com cuidado. Aqui você deve inserir sua produção bibliográfica (ex: artigos publicados ou aceitos para publicação em revistas científicas, livros/capítulos publicados, trabalhos/resumos de pesquisas publicadas em anais de eventos, apresentações de trabalhos e palestras, entre outros. Atente-se: é nessa opção que você deverá informar também sua produção técnica, artística e cultural.

Item 6 – Eventos: Você participou de eventos ou organizou? Aproveite este espaço! As participações/organizações de eventos e congressos devem ser adicionadas nesta opção.

De maneira geral: atente-se para a inserção de seus coautores, se o trabalho não foi feito sozinho os demais devem ser reconhecidos! Cuidado com erros de grafia no nome, pois pode ser identificado como outra pessoa e nós não queremos este mal estar, certo?

A título de curiosidade, a Plataforma Lattes oferece também o serviço Lattestats, que fornece informações qualificadas e atualizadas de produções cadastradas por intermédio do currículo. Os dados são separados por Região, Instituição e Sexo/Idade.Com base na última extração de dados feita pelo CNPq (ano de 2016), nós podemos verificar a quantidade de produções de mestres e doutores da UNIMAR.

Fonte: Extração de dados da base de Currículos Lattes em 30/11/2016

Você tem um Currículo Lattes? A Plataforma propõe a inserção de muitas informações, mas de certa forma ela é bem intuitiva. Porém, caso vocês tenham dúvidas o Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão (Nipex) pode ajudá-los no preenchimento do Lattes! Lembrando: O NIPEX fica no Bloco I, piso superior, fone (14) 2105-4001 e facebook: https://www.facebook.com/nipexunimar/

A propósito, no início dessa matéria citamos a pós-graduação Lato SensuStricto Sensu, você sabe a diferença entre elas? Este é outro bom tema…vamos conversar sobre ele na 3ª matéria da série!

Quer conhecer as outras matérias da Série Vida Acadêmica? Clique aqui.

Referências:

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO [CNPq]. Plataforma Lattes. Brasília, 2019. Disponível em: http://lattes.cnpq.br. Acesso em: 17 abr. 2019.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO [CNPq]. Painel Lattes: comparativo de instituições. Brasília, 2019. Disponível em: http://estatico.cnpq.br/painelLattes/comparacao/. Acesso em: 17 abr. 2019.

UNIVERSIDADE DE MARÍLIA [UNIMAR]. Núcleo integrado de pesquisa e extensão – NIPEX. Disponível em: https://oficial.unimar.br/nipex. Acesso em: 17 abr. 2019.

Autora: Tâmara Lindau: Fonoaudióloga e Mestra em Fonoaudiologia – UNESP/Marília; Doutora em Psicologia – UFSCar/São Carlos; Graduanda em Psicologia – UNIMAR/Marília


Publicado por em 2 de outubro de 2019 | 860

Deixe um comentário

1 comentário.