Outubro: Mês de celebrar os nossos mestres!

Você já se perguntou como seria a vida sem um professor? 

Neste mês de outubro celebramos uma das mais renomadas profissões do mundo, se não a mais, com dia especialmente voltado a especialistas que dedicam longas horas, enfrentando diversificadas situações, para fazer com que cada um de nós possamos enfrentar com  sabedoria os desafios da vida e carreira. 

Os professores são protagonistas na formação de cidadãos, já que são eles que possuem a maior fonte de conhecimento que há entre todas as profissões, e que mesmo enfrentando obstáculos contínuos, permanecem confiantes na construção de um mundo melhor. 

De acordo com Pró-Reitor de Graduação da Unimar, o docente José Roberto Marques de Castro, os professores representam a educação porque sãos os precursores da transformação. “Estes educadores, na acepção da palavra, enfrentam diariamente as dificuldades encontradas na área educacional, porque nossos governantes estão enterrando a educação brasileira por não desejarem possuir uma população instruída, que vão questionar suas atitudes. Porém, nossos educadores suportam estes obstáculos e lutam para formar cidadãos”, enfatiza. 

Este papel transformador é encontrado em profissionais que atuam em todas as fases da educação, sendo os responsáveis pelas primeiras letras, primeiras soluções de matemática e na construção do caráter e busca pelo conhecimento.  

A ligação professor-aluno começa na na educação infantil, quando a criança é apresentada a  um mundo de descobertas e interações sociais. Na educação fundamental e ensino médio, os jovens são provocados a aprender, mas não a decorar. Sendo convidados a sempre questionar e levantar hipóteses sobre tudo o que ocorre ao seu redor.  

Na Universidade, estes profissionais são os responsáveis por capacitar e transmitir o conhecimento, compartilhando as características das profissões e apoiando o acadêmico a conquistar a sua melhor versão. 

Essas características são encontradas em cada um dos 272 docentes que compõem os 22 cursos de graduação, nas áreas de exatas, humanas, saúde e agrárias da Universidade de Marília. Profissionais que se dedicam dia a dia ao exercício da profissão. 

Ainda segundo José Roberto, os docentes da família Unimar representam a excelência profissional. “Nossos docentes são verdadeiramente educadores, porque resgatam alunos que muitas vezes chegam à Universidade despreparados, não só pedagogicamente, mas também nos aspectos éticos e morais, transmitindo carinho e afeto”, ressalta. 

Origem da celebração  

No Brasil, o dia 15 foi o escolhido para esta comemoração. A origem desta escolha é que nesta data no ano de 1827, o imperador D. Pedro I instituiu um decreto criando o Ensino Elementar no Brasil, tornando obrigatório a construção de escolas em todas as cidades e vilarejos do país, além de regulamentar a profissão de professor.

Mas, a data só passou a ser celebrada 120 anos depois pela iniciativa do professor paulista Salomão Becker. Ele teve a idéia de comemorar a data, confraternizando com os demais professores, em razão da necessidade de descanso do segundo semestre, que na época tinha aula de 1 de junho a 15 de dezembro.  

As comemorações ganharam força e a data foi oficializada em 1963, através do decreto federal nº 52.682, onde ficou estabelecido no art. 3º “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”

Dia Mundial dos Professores 

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) proclamou em 1994 que o dia 5 de outubro é o dia Mundial em celebração aos professores, durante conferência intergovernamental especial realizada com a Organização Nacional do Trabalho (OIT).  

O objetivo da criação da data mundial foi “chamar a atenção sobre o papel fundamental dos professores na sociedade e na instrução da população”, mostrando ao mundo a importância deste profissional, que pode transformar uma vida, já que a profissão está em declínio no mundo e em muitos países não há interessados na educação, ocasionando um déficit de profissionais. 



Publicado por em 17 de outubro de 2019 | 277

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!