vida_academica_abnt_graduacao_pos_graduacao_mestrado_doutorado_vestibular_universidade

Pesquisas

Ao longo do desenvolvimento das matérias da Série “Vida Acadêmica”, pensamos em uma possível dúvida entre as pessoas que pretendem cursar uma Pós-Graduação: posso fazer pós-graduação em áreas diferentes da minha formação?

Por isso, nessa matéria vamos tentar esclarecer alguns pontos relacionados à essa questão.

A perspectiva da interdisciplinaridade e da formação

“A INTERDISCIPLINARIDADE É UMA PALAVRA UTILIZADA PARA DESCREVER A DILUIÇÃO DE FRONTEIRAS DO CONHECIMENTO DISCIPLINAR. TEM SIDO TEMÁTICA FREQUENTE NAS DISCUSSÕES ACADÊMICAS, VISTO O PAPEL DE RELEVÂNCIA QUE ASSUME NA SOCIEDADE ANCORADA NO CONHECIMENTO E ORGANIZADA EM REDE”

NEZ; FRANCO, 2014

A formação interdisciplinar é imprescindível e visualiza-se cada vez mais a sua prática no cenário da pós-graduação, uma vez que pós-graduandos de formações diferentes proporcionam ampliação da networke uma visão mais ampla sobre os temas estudados.

O profissional que tem a possibilidade de cursar uma pós-graduação em outra área tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, tornando-se diferenciado por uma troca mútua e ampliação de suas perspectivas. Mas, para que esse objetivo seja atingido exige-se coragem para sair da área já conhecida e entrar em um campo novo, disputando espaço.

A interdisciplinaridade permite o diálogo entre diferentes ciências, podendo gerar contribuições relevantes para a compreensão de fenômenos (e.g., o comportamento humano) e também para a produção de conhecimento que possa ser aproveitado no desenvolvimento de tecnologias úteis para a população – como produto final.

Portanto, SIM! Qualquer pessoa que possua um diploma de graduação (i.e., bacharelado, licenciatura ou tecnólogo) pode cursar uma pós-graduação em outra área – seja ela afim ou não. Para que isso seja possível, no entanto, você precisa propor um projeto/trabalho que una conteúdos da sua formação e da área pretendida, encontrar um orientador que partilhe da sua ideia e encarar um processo seletivo para o ingresso na pós-graduação.

A perspectiva da atuação

É importante entender que: para exercer uma profissão de nível superior regulamentada por lei é preciso possuir o diploma de graduação na área e, em alguns casos, o registro no conselho regional daquela profissão. Logo: o que determina a área de atuação é o curso de graduação.

Esclarecendo, então: cursar uma pós-graduação em outra área não permite mudar de profissão ouexercer funções dessa área, apenas amplia sua perspectiva teórico-prática e compreensão acerca de determinados assuntos, tornando-o um profissional versátil, com múltiplas habilidades. 

Harvard Business Review, revista de uma das universidades mais respeitadas, comprova por meio de uma pesquisa que ter pós-graduação em outra área costuma alavancar a carreira.

Por fim, independente de sua escolha por continuar – ou não – na mesma área de formação, você deve antes ponderar as suas metas de vida, de carreira e realização pessoal!

Quer conhecer as outras matérias da Série Vida Acadêmica? Clique aqui.

Mapa criado pela autora.

Referências:

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Interdisciplinaridade cresce na pós-graduação brasileira. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao/180-estudantes-108009469/pos-graduacao-500454045/6713-sp-1646083365. Acesso em: 27 maio 2019.

NEZ, E.; FRANCO, M.E. A perspectiva interdisciplinar na pós-graduação stricto sensu: olhares sobre uma universidade estadual. Paidéia, v.11, n. 16, p. 79-100, 2014.

TORRES, N. Generalists Get Better Job Offers Than Specialists. Harvard Business Review, p.32–33, 2016. Disponível em: https://hbr.org/2016/06/generalists-get-better-job-offers-than-specialists. Acesso em: 27 maio 2019.

Autora: Tâmara Lindau: Fonoaudióloga e Mestra em Fonoaudiologia – UNESP/Marília; Doutora em Psicologia – UFSCar/São Carlos; Graduanda em Psicologia – UNIMAR/Marília

Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
free online course
download huawei firmware
Download Nulled WordPress Themes
lynda course free download

Publicado por em 25 de outubro de 2019 | 125

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!