vida_academica_abnt_graduacao_pos_graduacao_mestrado_doutorado_vestibular_universidade

Pesquisas

Ao longo do desenvolvimento das matérias da Série “Vida Acadêmica”, pensamos em uma possível dúvida entre as pessoas que pretendem cursar uma Pós-Graduação: posso fazer pós-graduação em áreas diferentes da minha formação?

Por isso, nessa matéria vamos tentar esclarecer alguns pontos relacionados à essa questão.

A perspectiva da interdisciplinaridade e da formação

“A INTERDISCIPLINARIDADE É UMA PALAVRA UTILIZADA PARA DESCREVER A DILUIÇÃO DE FRONTEIRAS DO CONHECIMENTO DISCIPLINAR. TEM SIDO TEMÁTICA FREQUENTE NAS DISCUSSÕES ACADÊMICAS, VISTO O PAPEL DE RELEVÂNCIA QUE ASSUME NA SOCIEDADE ANCORADA NO CONHECIMENTO E ORGANIZADA EM REDE”

NEZ; FRANCO, 2014

A formação interdisciplinar é imprescindível e visualiza-se cada vez mais a sua prática no cenário da pós-graduação, uma vez que pós-graduandos de formações diferentes proporcionam ampliação da networke uma visão mais ampla sobre os temas estudados.

O profissional que tem a possibilidade de cursar uma pós-graduação em outra área tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, tornando-se diferenciado por uma troca mútua e ampliação de suas perspectivas. Mas, para que esse objetivo seja atingido exige-se coragem para sair da área já conhecida e entrar em um campo novo, disputando espaço.

A interdisciplinaridade permite o diálogo entre diferentes ciências, podendo gerar contribuições relevantes para a compreensão de fenômenos (e.g., o comportamento humano) e também para a produção de conhecimento que possa ser aproveitado no desenvolvimento de tecnologias úteis para a população – como produto final.

Portanto, SIM! Qualquer pessoa que possua um diploma de graduação (i.e., bacharelado, licenciatura ou tecnólogo) pode cursar uma pós-graduação em outra área – seja ela afim ou não. Para que isso seja possível, no entanto, você precisa propor um projeto/trabalho que una conteúdos da sua formação e da área pretendida, encontrar um orientador que partilhe da sua ideia e encarar um processo seletivo para o ingresso na pós-graduação.

A perspectiva da atuação

É importante entender que: para exercer uma profissão de nível superior regulamentada por lei é preciso possuir o diploma de graduação na área e, em alguns casos, o registro no conselho regional daquela profissão. Logo: o que determina a área de atuação é o curso de graduação.

Esclarecendo, então: cursar uma pós-graduação em outra área não permite mudar de profissão ouexercer funções dessa área, apenas amplia sua perspectiva teórico-prática e compreensão acerca de determinados assuntos, tornando-o um profissional versátil, com múltiplas habilidades. 

Harvard Business Review, revista de uma das universidades mais respeitadas, comprova por meio de uma pesquisa que ter pós-graduação em outra área costuma alavancar a carreira.

Por fim, independente de sua escolha por continuar – ou não – na mesma área de formação, você deve antes ponderar as suas metas de vida, de carreira e realização pessoal!

Quer conhecer as outras matérias da Série Vida Acadêmica? Clique aqui.

Mapa criado pela autora.

Referências:

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Interdisciplinaridade cresce na pós-graduação brasileira. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao/180-estudantes-108009469/pos-graduacao-500454045/6713-sp-1646083365. Acesso em: 27 maio 2019.

NEZ, E.; FRANCO, M.E. A perspectiva interdisciplinar na pós-graduação stricto sensu: olhares sobre uma universidade estadual. Paidéia, v.11, n. 16, p. 79-100, 2014.

TORRES, N. Generalists Get Better Job Offers Than Specialists. Harvard Business Review, p.32–33, 2016. Disponível em: https://hbr.org/2016/06/generalists-get-better-job-offers-than-specialists. Acesso em: 27 maio 2019.

Autora: Tâmara Lindau: Fonoaudióloga e Mestra em Fonoaudiologia – UNESP/Marília; Doutora em Psicologia – UFSCar/São Carlos; Graduanda em Psicologia – UNIMAR/Marília


Publicado por em 25 de outubro de 2019 | 131

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!