vida_academica_abnt_graduacao_pos_graduacao_mestrado_doutorado_vestibular_universidade

Prazos

Ao longo das nossas matérias, temos falado de algumas responsabilidades que envolvem a graduação e se estendem à pós-graduação. Para hoje, não menos importante, vamos falar um pouco sobre os prazos.

Prazo, segundo o dicionário Michaelis, é um substantivo masculino que define um “Espaço de tempo convencionado, dentro do qual deve ser realizada alguma coisa” ou “Período de tempo determinado”.

Nesse sentido, assim como na graduação em que há prazos para entrega de trabalhos, de documentações, um limite para término do curso, entre outros, na Pós-graduação não é diferente. 

Ao retomarmos nossa matéria sobre a Pós-graduação stricto sensu, que compreende programas de Mestrado e Doutorado, é importante saber que cada Instituição possui sua própria exigência mas, no geral, o aluno deverá cumprir disciplinas, atividades de pesquisa – às vezes de docência – e elaboração de uma dissertação ou tese. 

A duração dos Programas de Pós-graduação stricto sensu é variada e está de acordo com o regimento, mas como este tempo é um dos quesitos da avaliação da Capes – para manter, aumentar ou diminuir a nota do programa -, a maioria deles exige que o mestrado seja realizado em, no mínimo, 18 meses e, no máximo, 24 meses; e o doutorado com duração mínima de 24 meses e máxima de 42 meses.

Ao ver essas datas, nos parece um bom tempo para cumprir todas as atividades programadas. Entretanto, vivemos cercados de datas/prazos para entregar um relatório, a evolução da pesquisa, cumprir disciplinas, estar atualizado com a bibliografia da área, participar de eventos….enfim, um mínimo de organização é necessário para não se desesperar ao final dos prazos, inclusive porque emergências particulares acontecem.

Portanto, antes mesmo de fazer a sua matrícula, estude o regimento do Programa para o qual se candidatou e aprenda a fazer um planejamento a longo prazo avaliando o que é melhor para você e sua pesquisa. 

A propósito, ao longo dessa matéria, citamos o desenvolvimento da pesquisa e outras atividades que devem ser cumpridas, mas não podemos nos esquecer de um personagem que ora ou outra pode se tornar o protagonista da sua vida acadêmica: O orientador. Vamos falar sobre ele na próxima matéria.

Quer conhecer as outras matérias da Série Vida Acadêmica? Clique aqui.

Mapa criado pela autora.

Referência

PÓS-GRADUANDO. Vinte perguntas sobre a pós-graduação. 2010. Disponível em: https://posgraduando.com/vinte-perguntas-sobre-a-pos-graduacao/. Acesso em: 22 jul. 2019.

Autora: Tâmara Lindau: Fonoaudióloga e Mestra em Fonoaudiologia – UNESP/Marília; Doutora em Psicologia – UFSCar/São Carlos; Graduanda em Psicologia – UNIMAR/Marília


Publicado por em 3 de dezembro de 2019 | 399

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!