Unimar válida títulos de Doutorado em Direito do Juiz do Direito do Trabalhador de Maceió

A Universidade de Marília (Unimar) realizou a primeira validação do título de Doutorado em Direito, que reconhece os diplomas concluídos em programas do exterior para a utilização no Brasil. O título foi concedido ao Juiz de Direito do Trabalho de Maceió, Flávio Luiz da Costa realizado na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL).

Única Instituição de Ensino da cidade e região a oferecer o ciclo completo de formação na área do Direito, com curso de graduação, mestrado e doutorado, a Unimar integra o grupo de excelência do Ministério da Educação (MEC), o que a torna apta a realizar o reconhecimento dos diplomas.

De acordo com a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, a validação se dá pela análise da documentação e o trabalho realizado pelo candidato.

“Os interessados em validar o diploma chegam até a Universidade por meio da plataforma Carolina Bori, portal do MEC em parceria com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para a efetivação da validação. A Unimar conta com uma comissão formada pelos Doutores em Direito que integram nossos programas de Pós-graduação, são eles que analisam a documentação e possibilitam a validação”, explica.

O Juiz de Direito do trabalho, Flávio Luiz da Costa, cursou o programa de Doutorado em Direito na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), concluindo o curso com a tese “Impossibilidade do empregador conhecer a identidade genética do empregado”.

Segundo ele, a escolha de cursar o Programa no exterior se deu para a realização de um sonho. “Fiz meu mestrado na Universidade Federal do Pará, mas tinha vontade de conhecer sobre o funcionamento de instituições de ensino no exterior. Pela proximidade da língua e cultura, escolhi Portugal. Além disso, as linhas de pesquisa priorizam meus estudos”, conta

Flávio ressaltou que a qualidade do curso de Direito da Universidade de Marília foi o que motivou a escolha para a validação do mestrado. “Eu optei pela Unimar pelos altos índices que ela tem apresentado, pelo conceito junto ao MEC e pelas linhas de pesquisa que a Universidade tem desenvolvido. Foram estes os elementos que levei em conta no momento da escolha de reconhecimento do título”, conta.

“Quero agradecer mais uma vez ao Dr. Flávio que veio nos visitar e trazer a documentação pessoalmente, demonstrando assim o carinho pela Unimar. Ele nos contou sobre sua escolha de Instituição para a validação e demonstra a transparência e seriedade em nosso processo, que é uma praxe da Unimar. É mais um importante profissional que levará o nome da Instituição para outros estados”, celebra Fernanda Mesquita Serva.

A Unimar ao longo do ano realizou diversas validações de títulos do Programa de Mestrado, inclusive recebemos o Procurador da República do Estado de Mato Grosso, Pedro Gabriel Siqueira Gonçalves, que concluiu os estudos também em Portugal.

Publicado por em 17 de dezembro de 2019 | 578