Unimar prioriza saúde de docentes e alunos e amplia o plano de ensino digital para dar sequência aos compromissos educacionais

Acompanhando a evolução da pandemia do novo Coronavírus, a Universidade de Marília (Unimar) foi uma das primeiras instituições de ensino a tomar medidas que pudessem proteger a vida de seus docentes e estudantes. Desde o início do mês de março, a Universidade reuniu profissionais importantes da área da saúde, os quais foram responsáveis pela criação de diversas ações de prevenção de contágio do vírus, que tem mexido com a rotina das pessoas no mundo todo. 

O Comitê Covid-19 da Unimar é formado pelo Diretor do Setor de Qualidade do Hospital Beneficente Unimar (HBU), Dr. Uri Flato, juntamente com o coordenador do curso de Medicina, Dr. Heron Gonzaga e a coordenadora do curso de Enfermagem, Dra. Lais Menegucci Zutin. Estes profissionais deram início à série de capacitações aos alunos, docentes e colaboradores de diversos departamentos da Universidade. Todos agora, mesmo em casa, continuam recebendo orientações pelas redes sociais através do Plano Unimar de Prevenção ao Covid-19, até porque, a vida não pode parar. 

“Reunimos os maiores especialistas da área, que contemplam a parte hospitalar e educacional, para realizar um plano de ação e gerenciamento de uma possível crise dentro da nossa região. Não estamos no epicentro do Coronavírus, mas a doença está próxima de nós e precisamos realizar uma série de ações para minimizar os danos. Esta orquestração de ações é muito importante para o sucesso do tratamento de possíveis doenças dentro da instituição. Temos que lembrar que a gente não deve estar em histeria ou em questões de medo e insegurança, mas precisamos ter responsabilidade para lidarmos com esta nova situação”, explica Dr. Uri. 

Uma das medidas adotadas pela Instituição foi dar continuidade ao ensino presencial potencializando a utilização das plataformas digitais. Desde o dia 17 de março, os acadêmicos participam das aulas digitais, cada um em sua casa. Os docentes ministram aula ao vivo através de videoconferências, disponibilizam o conteúdo a ser estudado e ficam à disposição dos acadêmicos para sanar dúvidas e levantar questões a serem debatidas entre todos. 

De acordo com a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Ação Comunitária da Unimar, Dra. Fernanda Mesquita Serva, a Instituição ampliou o plano de ensino digital. “As aulas digitais na Unimar já eram uma realidade nos cursos presenciais e cada ano, as plataformas online possibilitavam mais integração entre os alunos e professores. Com a pandemia que estamos enfrentando no Brasil e no mundo, a partir da nossa experiência, aderimos, com anuência do Ministério da Educação, às aulas online em todos os nossos cursos. São aulas que integram alunos e professores, possibilitando aulas ao vivo, com chats e integrações ativas dos participantes”, explica. 

A inovação deixou o processo de aprendizagem ainda mais fantástico. É o que pensa a acadêmica do quarto ano do curso de Direito da Universidade de Marília, Mayara Oliveira. “As aulas online estão sendo surpreendentes. A plataforma é fascinante e dá para interagir com o professor e os colegas da turma, assim como nas aulas físicas na Universidade. Está sendo muito proveitoso e fico feliz pela preocupação da Unimar com os seus discentes”, conta.

Segundo o docente e Procurador da República, Dr. Jefferson Aparecido Dias, as aulas digitais demonstram a preocupação da Universidade com seus acadêmicos. “A Unimar mantém a sua tradição de pensar primeiro no aluno, como fim maior de sua atuação, colocando o restante como meio de atender esse acadêmico, inclusive a tecnologia. Assim, o uso de novas tecnologias tem sido pensado tendo em mente o aluno e visando atender os seus interesses. Acho que esse deve ser a concepção que devemos ter das novas tecnologias”, ressalta. 

“Eu particularmente tenho me divertido muito! A possibilidade de manter uma intensa interação com alunos nesse momento tão difícil da vida do planeta, permitindo que os nossos sonhos não sejam interrompidos pela pandemia, trabalhando para que eles possam manter a sua expectativa de se formarem no tempo programado e, com isso, alçar nossos voos, aproveitando as oportunidades que virão após essa terrível fase, é um alento e uma grande honraria. Afinal, como sentencia o dito popular, ‘depois da tempestade vem a bonança’ e nossos alunos com certeza estarão preparados para ela”, complementa. 

Os acadêmicos dos cursos de Saúde também estão aprovando a utilização da tecnologia para superar o momento de afastamento social. “Os resultados têm sido muito positivos. Os trabalhos que integram a metodologia ativa do curso de Medicina, realizados por pequenos grupos, para atividades de abertura de caso, discussões e fechamentos, por exemplo, estão em alto nível de qualidade”, afirma o Coordenador do curso de Medicina, Heron Gonzaga. 

Para a docente do curso de Fisioterapia, Andréa Maria Abud Priedols, a continuidade dos estudos é mais um diferencial da Universidade de Marília. “As aulas digitais estão sendo importantíssimas, pois estão possibilitando a interação com os alunos. A participação das turmas está sendo excelente”, conta.  

A acadêmica do curso de Psicologia, Nájyla Corrêa Bernardes Tizolin, acredita que a Unimar priorizou, mais uma vez, a saúde dos acadêmicos. “Acredito que nós todos estamos em adaptação para esta nova realidade, que é temporária. As alternativas digitais são fundamentais para prosseguirmos com o calendário acadêmico, adquirir conhecimento e desenvolver habilidades que são essenciais para nós, sejam relacionadas ao crescimento pessoal ou enquanto futuros profissionais”, afirma. 

Ainda de acordo com a Pró-reitora Fernanda, o principal objetivo é não prejudicar nosso aluno e propor uma rotina de estudos. “É importante destacar que estas aulas devem ser interagidas com muita responsabilidade e ambiente propício aos estudos.  No ambiente da Universidade de Marília o uso de metodologias inovadoras e da tecnologia está presente em todos os processos e em todas as atividades de ensino e aprendizado. O que fizemos nesse momento delicado foi potencializar a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e de ferramentas de videoconferência como hangout e google meet”, explica a Pró-reitora.

Qualquer aluno que precise solicitar algum documento ou serviço da Secretaria Acadêmica, dos Departamentos de Apoio ao Estudante, Cobrança ou Estágio e Empregabilidade pode fazê-lo, a qualquer hora, através do e-mail falecom@unimar.br ou WhatsApp (14) 99113-0802″, finaliza.


Publicado por em 27 de março de 2020 | 665

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!