Docente da Universidade Rovira i Virgili da Espanha participa do Projeto Novos Olhares na metodologia Científica realizado pelo Programa de Pós-graduação da Unimar

A Coordenadora do Mestrado em Direito Ambiental da Universidade Rovira i Virgili (URV), na Espanha, Susana Borràs Pentinat, foi a convidada da nona semana do Projeto Novos Olhares na Metodologia Científica, desenvolvido pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade de Marília (Unimar). Sua palestra teve como objetivo esclarecer aos acadêmicos o “Método reflexivo, pensamento crítico e impacto social da investigação”.

A abertura do nono debate foi realizada pela Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Dra. Fernanda Mesquita Serva e o Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado, Dr. Jonathan Barros Vitta. Os moderadores convidados foram: a docente da Unimar, Dra. Jussara Borges Ferreira e o docente do Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba), Dr. José Edmilson de Souza Lima.

A docente Susana Borràs ressaltou que em sua palestra buscou apresentar aos acadêmicos os pontos chave para a metodologia científica. “Propus a busca de impacto social, por meio de um processo reflexivo e crítico, baseado em um contexto fático, socialmente complexo, o que implica interdisciplinaridade e aprendizado da ciência da sociedade. O impacto social possibilita democratizar e aproximar o processo científico de todos os atores por meio de sua participação ativa, aumentando o poder transformador da pesquisa social e jurídica, em benefício do bem-estar comum”, enfatiza.

Docente da Unimar, Dr. Valter Moura do Carmo

Ainda segundo a palestrante, o Projeto Novos Olhares é inovador e uma oportunidade única de aprendizagem. “A metodologia é muito importante para um bom desenvolvimento científico, porque ajuda a capacitar futuros pesquisadores para melhores resultados. A análise metodológica permite reforçar o rigor científico, orientando os pesquisadores a melhorar seu raciocínio e aproximação da realidade. Apesar da importância que reveste essa temática, as Universidades apenas dedicam o tempo revisando o método científico. Portanto, o esforço da Unimar é meritório, principalmente no contexto em que vivemos, e o número de participantes do evento evidencia o grande interesse que despertou no público em aprender as várias metodologias possíveis aplicadas à pesquisa nas ciências sociais e jurídicas”, ressalta.

De acordo com o Coordenador do Projeto, o docente Dr. Valter Moura do Carmo, foi uma honra receber tão importante profissional. “Temos o prazer de receber a professora Susana, uma pesquisadora de referência para os estudiosos em Direito Ambiental. Fora as atividades desenvolvidas na Universidade Rovira i Virgili, ela foi investigadora em diferentes centros de investigação científica como o Committee on Challenges of Modern Society (NATO/CCMS) na Bélgica, Max Planck Institut für ausländisches öffentliches Recht und Völkerrecht na Alemanha, Center of International Environmental Law (CIEL) nos Estados Unidos e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)”, destaca

O Coordenador destaca ainda que Susana é responsável pelo convênio firmado entre a Universidade Rovira i Virgili e a Unimar “A docente tem colaborado com as atividades do nosso Programa de Pós-graduação, participando de grupos de pesquisa, ministrando conferências, integrando banca de defesa de tese e escrevendo artigos com docentes e discentes da

instituição. O nosso convênio com a Universitat Rovira I Virgili permite o intercâmbio de acadêmicos e professores da graduação, mestrado e doutorado da nossa universidade, bem como a participação em projetos de pesquisa, bancas e publicações em conjunto. O PPGD conta desde o ano passado com uma comissão de internacionalização, presidida por mim, que busca aumentar ainda mais as relações de pesquisa da Instituição com programas de pós-graduação de outros países”, explica.

As palestras do Projeto Novos Olhares na na Metodologia Científica são realizadas todas às quartas-feiras, a partir das 18h, sempre com temas atuais e convidados renomados. As videoaulas são transmitidas pelo canal do Youtube PPGD da Unimar e estão abertas ao público em geral.

download udemy paid course for free
download lava firmware
free download udemy paid course

Publicado por em 26 de junho de 2020 | 370