Aprimoramento

Unimar realiza XVIII Simpósio Aprimoramento em Medicina Veterinária

A Universidade de Marília (Unimar) realiza o XVIII Simpósio Aprimoramento em Medicina Veterinária, que tem como objetivo apresentar os trabalhos de pesquisa realizados pelos aprimorandos durante o Programa. O evento será realizado de forma online, nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, e é aberto ao público em geral.

Segundo o Coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar, Fábio Manhoso, o Simpósio é um processo de extensão, no sentido de aprimorar o processo de conhecimento dos alunos. “Os programas de Residência e Aprimoramento são caracterizados por treinamento em serviço, fundamentais para que os recém-formados possam se sentir bem mais seguros e preparados para o mercado de trabalho. Acredito também, que ele vislumbre não só a questão técnica do Programa, mas também a conotação científica que existe, por isso é importante começarmos com este trabalho, que a gente chama de terceiro turno, por ser a noite, no sentido do Aprimoramento técnico dos alunos, mas que também sirva de motivação para que eles enxerguem a Pós-graduação e façam a diferença na Medicina Veterinária”, explica. 

De acordo com o coordenador do simpósio, o docente Rodrigo Franco, o evento tem como objetivo apresentar e discutir os trabalhos realizados pelos aprimorandos em Medicina Veterinária da Unimar. “O Simpósio fomenta o conhecimento dos graduandos e profissionais, através dos trabalhos de pesquisa realizados ao longo do programa. Muitas das pesquisas que serão apresentadas já foram publicadas em renomadas revistas ou estão aguardando a publicação. É um grande volume de trabalhos e para nós, docentes, é gratificante”, conta. 

Ainda segundo o docente, a pesquisa científica é mais uma importante etapa do Programa de Aprimoramento. “Mesmo durante a pandemia, nós não paramos os trabalhos, porque é um importante e necessário processo para a construção de uma carreira de sucesso. Os nossos ex-alunos, alguns seguem os estudos, com mestrado e doutorado, tornando-se também docentes, outros seguem para grandes hospitais e muitos tornam-se empresários no setor agropecuário. Temos vários egressos do Programa se destacando no Brasil, dentro de suas áreas de especialidade, e nos sentimos orgulhosos por tê-los auxiliados”, destaca. 

Para um dos organizadores do evento acadêmico, o aprimorando Francisco Colombo, o Simpósio é uma grande oportunidade de adquirir conhecimento. “Durante o evento, serão apresentados trabalhos desenvolvidos pelos aprimorandos do Programa de Aprimoramento, tanto as pesquisas dos residentes R2, que estão no último ano, como dos R1, que estão iniciando a residência. Assim, sendo um simpósio amplo, com trabalhos que apresentam desde relatos de casos, até pesquisas que seguem em desenvolvimento. Tudo isso, com a integração de alunos e outros profissionais, já que é um simpósio aberto, e promovendo o conhecimento através desta interlocução, uma vez que os temas  são casos atuais”, explica. 

A aprimoranda Thais Yuri Nakamura irá apresentar seu trabalho de pesquisa e contou estar empolgada para participar do Simpósio. “Acredito que vai ser muito legal participar como palestrante no Simpósio, porque iremos apresentar trabalhos que fizemos durante o nosso período de residência, que vai além dos atendimentos, o que eu acho muito interessante. Levar isso para os alunos e para outros veterinários é de suma importância”, destaca. 

Confira a programação:

1º Dia
19h: Uso do Medicamento Homeopático Ignata Amara na Síndrome de Ansiedade por Separação Canina: Relato de Caso

Médica Veterinária Aprimoranda: Thainá Pires dos Santos Sauniti. 

19h30: Adenocarcinoma Metastático de Glândula Hepatóide em cão – relato de caso
Médica Veterinária Aprimoranda: Elisa Rita de Oliveira Pereira

20h: Leucose Enzootica Bovina – relato de caso  
Médica Veterinária Aprimoranda: Isabelle Aiello Teixeira da Cunha

2º Dia
19h: Correlação entre o Índice de Macruz e o Aumento Atrial Esquerdo em Cães Portadores de Doenças Mixomatosa Valvular Mitral
Médica Veterinária Aprimoranda: Beatriz Teixeira Martuchi 

19h30: Estudo Comparativo entre Tamanhos de Manguito na Determinação da Pressão Arterial Sistólica Não-Invasiva em Cães Anestesiados. 
Médica Veterinária Aprimoranda Thais Yuri Nakamura 

3º Dia: 
19h: Avaliação Nutricional do Colostro Ovino
Médico Veterinário Aprimorando Francisco Gabriel Silvério Colombo 

19h30: Hidronefrose Decorrente de Carcinoma de Células Transicionais em Ureter: relato de caso
Médica Veterinária Aprimoranda Rafaela Eduarda dos Reis

O link para a realização das inscrições está disponível na biografia do instagram ‘Med Vet Unimar”. Nos dias do evento acadêmico, serão encaminhados para os inscritos o link para acessar a reunião online. Podem participar alunos, profissionais da área e interessados. Os participantes com mais de 75% de presença no Simpósio receberão certificação.  

Para mais informações acesse www.unimar.br ou ligue (14) 2105-4000. 

Fique por dentro!

Fique por dentro do Universo Unimar! Nos acompanhe em nossas redes sociais, no site e aqui no blog.


Publicado por em 22 de fevereiro de 2021 | 379

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!