Docente da Unimar recebe medalha de mérito acadêmico da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil - SPDocente da Unimar recebe medalha de mérito acadêmico da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil - SP

Docente da Unimar recebe medalha de mérito acadêmico da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil – SP

O docente do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Universidade de Marília (Unimar) e Coordenador do Núcleo de Direito Processual Civil da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo, Dr. Elias Marques de Medeiros Neto, recebeu a medalha de mérito acadêmico da ESA-OAB/SP, honraria concedida pela segunda vez na história da OAB/SP, e que reconhece o trabalho realizado em prol da advocacia e a competência profissional.  

De acordo com o docente, Prof. Dr. Elias Marques de Medeiros Neto, é uma grande honra receber um prêmio tão relevante do setor jurídico. “A Escola Superior de Advocacia da OAB/SP só distribuiu este prêmio, que é a medalha de mérito acadêmico, em 2011. Ou seja, é a segunda vez na história da OAB/SP que o designaram a um profissional. Eu fiquei muito feliz e acho que foi um voto de confiança muito grande para o meu trabalho. Lá, na OAB/SP, sou coordenador do Núcleo de Direito Processual Civil, o que também já foi um voto de confiança na escolha do meu nome, e agradeço muito à diretoria da ESA-OAB/SP e aos dirigentes da OAB por esta sinalização”, destaca. 

A Medalha de Mérito Acadêmico da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo, tem como objetivo premiar os profissionais que se destacam na área. A honraria foi concedida em evento online promovido pela OAB-SP, com debate sobre “A Crise no Processo de Execução: Diálogos entre as Áreas Cível e Trabalhista”, que contou, também, com a participação do Diretor Geral da ESA-OAB/SP e Profº da FGV e Mackenzie, Jorge Boucinhas.    

Para Elias, o reconhecimento se deu pela sua busca constante por conhecimento. “Os últimos dois anos foram muito intensos, em que tivemos grandes eventos, como congressos muito marcantes em homenagem ao código de processo civil, além de algumas publicações e livros, sendo que o mais recente saiu há pouco, em parceria com a editora da OAB/SP. Sem contar que, nos próximos dias, lançarei um novo livro, também, pela editora da Ordem dos Advogados do Brasil. Então, vejo que esta busca em divulgar os conhecimentos processuais e trazer muitos debates para escola, em prol da advocacia e em prol do conhecimento processual, ajudou para que eles, gentilmente, lembrassem do meu nome”, destaca.  

Ainda segundo o docente, estes reconhecimentos são seus combustíveis para seguir estudando. “A ideia é continuar produzindo. Uma marca registrada que tenho, até porque muitos alunos me falam, é que busco mostrar muita humildade diante do Direito. É impossível você dominar totalmente a área jurídica e um pouco da minha trajetória acadêmica e profissional retrata isso, porque comecei meus estudos em pós-graduação em 2003 e nunca parei. Hoje estou no meu terceiro pós-doutoramento e não pretendo parar. Portanto, isso é um retrato de muita humildade, porque temos que sempre nos manter atualizados e, na verdade, estudar sempre. Assim, de alguma maneira, os alunos da Unimar, que é uma grande Universidade e eu tenho muito orgulho de estar no programa de pós-graduação, devem enxergar este tipo de trajetória também com o mesmo retrato de humildade, porque sigo estudando e não pretende parar, acredito que esta é a grande lição do prêmio de hoje”, ressalta.  

Reconhecido por seus pares, por seis vezes consecutivas, um dos executivos jurídicos mais admirados do Brasil, sendo apontado em 2018 e em 2020 como o executivo jurídico mais admirado do país pela Revista Análise Executivos Jurídicos e Financeiros. Em 2020, Dr. Elias foi reconhecido pelos colegas como o Diretor Jurídico mais admirado do Brasil, em pesquisa que reuniu mais de 2,6 mil gestores de Departamentos Jurídicos e Financeiros de aproximadamente 1,5 mil das maiores empresas do país. Título que recebeu por seis vezes consecutivas. A pesquisa, que é divulgada pela edição do anuário Análise Executivos Jurídicos e Financeiros, apresenta os responsáveis pelos departamentos jurídicos das maiores companhias no país. Profissionais que são os responsáveis por diversas decisões, desde as mais simples, até as grandes operações de fusões e aquisições. Em 2020, o ranking apresentou 2640 profissionais de 1467 empresas, sendo o ranking definido por escolha dos próprios executivos jurídicos participantes. O Dr. Elias Marques, atualmente, é sócio de resolução de disputas do TozziniFreire advogados, um dos cinco maiores escritórios do país, e que foi apontado como o escritório mais admirado do Brasil, na modalidade full service, para casos na região de São Paulo.  

Segundo o Reitor da Universidade de Marília, Dr. Márcio Mesquita Serva, é uma alegria e uma honra ter o docente no Programa de Pós-graduação em Direito. “Em nome de toda a Unimar, parabenizo o professor Dr. Elias, porque realmente é um reconhecimento, também, para a própria Universidade. A gente sabe da dedicação, esforço e carinho que o professor tem com seus alunos e o programa de Pós-graduação em Direito, Mestrado e Doutorado, que é reconhecido nacional e internacionalmente, e em tempos de pandemia fez um processo de virtualização muito importante, aumentando ainda mais o acesso a conteúdos riquíssimos do ponto de jurídico. Parabéns, realmente é um orgulho para a Universidade de Marília tê-lo compondo o nosso time de corpo docente”, finaliza. 

Fique por dentro!

Fique por dentro do Universo Unimar! Nos acompanhe em nossas redes sociais, no site e aqui no blog.


Publicado por em 7 de junho de 2021 | 551

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!