Semana Acadêmica do Direito

Semana Acadêmica do Direito da Unimar

Acadêmicos participaram de minicursos e palestras ministrados por renomados profissionais, além do lançamento de livros e encerramento com o Samba do Gal

A 28ª Semana Acadêmica do curso Direito da Universidade de Marília (Unimar) contou com a participação de grandes nomes de diferentes segmentos jurídicos. O evento híbrido contou com palestras online e mini cursos presenciais, além do lançamento do livro da coordenadora do curso, Francis Marília Pádua, e encerramento especial com a 4ª edição do Samba do Gal – Elas Brilham.

De acordo com a coordenadora do curso de Direito da Unimar, Profa. Dra. Francis Marília Pádua, a semana acadêmica do curso teve como objetivo trazer especialistas que atuam na área para transmitir a experiência profissional. “As palestras e minicursos são uma oportunidade muito rica de aprendizagem para os nossos alunos. Todos os temas que trouxemos estão em destaque, complementando a graduação”, explica.

Os acadêmicos do curso de Direito participaram de dois dias de palestras online e dois dias de minicursos. Foram abordados temas em todas as áreas do Direito. Um dos temas abordados pela 28ª Semana Acadêmica do Direito foi o “Papel do Delegado de Polícia na Investigação Criminal”. Para abordar o tema, a Universidade recebeu a delegada Darlene Rocha Costa, que atua na DIG de Marília.

Para Darlene, participar da semana acadêmica foi uma experiência enriquecedora. “Primeira vez na Unimar e to adorando. Agradeço pelo convite, foi um momento único. Espero ter ajudado aos alunos que desejam seguir por este caminho, porque mostrei a realidade da profissão, já que ter contato com alguém da área que desejam seguir é importante, por conhecer as facilidades e dificuldades da profissão”, ressalta.

Outra participação especial na Semana Acadêmica foi a do Promotor de Justiça do MP-SP e Coordenador de projetos sociais, Dr. Enilson David Komono. Conhecido por sua luta pela cidadania, ganhou ainda mais destaque quando em meio a pandemia fez vídeos mostrando leitos fechados no Hospital de Base em Bauru. Sua palestra falou sobre a “Justiça social e direito”.

Segundo o Promotor, além de falar sobre este caso, trouxe aos alunos exemplos de sua luta por cidadania. “Foi uma honra conhecer uma Universidade tão tradicional aqui da nossa região. Sobre minha participação, o objetivo principal foi falar dos projetos sociais que antecedem a minha atuação na saúde pública, porque fazemos trabalho com órfãos, crianças em situação de rua, famílias vulneráveis e área da saúde pública. Quis disseminar um pouco dessa preocupação que o operador do direito precisa ter com os cidadãos, porque a gente é muito ligado ao resultado e todas as nossas atividades podem contribuir para que os nossos cidadão recebam um serviço público de melhor qualidade”, destaca.

O encerramento contou com a 4ª edição do Samba do Gal – Elas Brilham, evento híbrido, com a participação de alunos e a transmissão online, teve como objetivo unir o conhecimento e a música em prol da comunidade, com a arrecadação de alimentos que serão destinados para o Hospital Beneficente Unimar e UPA da Zona Norte.

Lançamento de livro jurídicos

A Semana Acadêmica do Direito contou também com o lançamento dos livros “A Educação em Direitos Humanos no Ensino Superior”, de autoria da coordenadora do curso de Direito, Profa. Dra. Francis Marília de Pádua, e o livro “Estudos Jurídicos e Inovação: o direito na prática”, resultado dos artigos científicos produzidos pelos alunos do décimo termo.

De acordo com Francis, seu livro aborda um tema importante na área educacional. “A obra “A Educação em Direitos Humanos no Ensino Superior”, retrata como está a inserção da Educação em Direitos Humanos, nos cursos de Direito e Pedagogia das Universidades Públicas e Privadas no Estado de São Paulo, exigência das Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação e em vigor desde 2012, fruto de sua tese de doutoramento realizada na UNESP, Campus de Marília”, explica.

Já a obra intitulada “Estudos Jurídicos e Inovação: o direito na prática”, é um E-Book composto de 21 capítulos. “O livro contém em cada capítulo, um dos artigos realizados pelos alunos, dentro de uma nova proposta ao denominado TCC, agora voltado a apresentar soluções jurídicas para a comunidade da cidade de Marília. A obra lançada vem de encontro ao propósito da Unimar de contribuir para a comunidade onde ela está inserida e cujo objetivo é difundir os benefícios das pesquisas realizadas para além da Universidade, produzindo um conhecimento pluriversitário que possa trazer benefícios para a comunidade de Marília e Região”, finaliza.

Fique por dentro!

Fique por dentro do Universo Unimar! Nos acompanhe em nossas redes sociais, no site e aqui no blog.


Publicado por em 8 de novembro de 2021 | 662

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!