Por Dentro do Supremo

Acadêmica do curso de Direito da Unimar é selecionada para o Projeto “Por dentro do Supremo”

A acadêmica do curso de Direito da Universidade de Marília (Unimar), Lídia Basoli, foi uma das selecionadas para o Programa de intercâmbio “Por dentro do Supremo”, que tem como objetivo fazer com que os participantes tenham contato com a história e a rotina de trabalho do Tribunal ao longo de uma semana, de forma online. Ela integra o grupo de 35 acadêmicos, 25 da graduação e 10 da pós-graduação, selecionados de todo o Brasil.

De acordo com a acadêmica, Lídia Basoli, é uma oportunidade ímpar integrar o projeto. “A perspectiva da Suprema Corte, com a presidência do ministro Luiz Fux, é que cada vez mais seja possível o diálogo com a sociedade e o conhecimento, por parte de todos, da importância do STF para as garantias constitucionais no Brasil. Estão bem focados em desenvolver, cada vez mais, programas que tenham esse objetivo: abrir o Supremo para a sociedade. Então, acho que a experiência irá agregar muito na minha carreira na área de Direito, bem como os conhecimentos serão essenciais, para que eu me torne uma pessoa garantista dos Direitos Humanos e de um Direito acessível para todos e todas”, explica.

O processo seletivo, realizado de forma online, contou com a produção de texto sobre a jurisdição constitucional e a atuação de cortes supremas na proteção dos direitos de minorias. “Eu fiz um texto sobre “Os direitos das minorias como humanização social” abarcando a importância da Suprema Corte na garantia do casamento homoafetivo. Foi uma experiência enriquecedora porque tive que estudar bastante o tema em livros e aulas para fazer um ensaio que ficasse à altura. Fiquei muito feliz por ter sido aprovada, pois eram poucas vagas no Brasil”, conta.

Os alunos e alunas selecionados, irão ter aulas magnas com renomados professores e juristas de todo o Brasil, além de estarem em contato com assessores e servidores do Tribunal, acompanhando as sessões e participando de workshops de pesquisa exclusivos.

Ainda segundo Lídia, serão dias importantes. “O Direito Constitucional e os Direitos Humanos sempre me interessaram muito. Vamos ainda receber a programação da semana, mas já estou animada. O Secretariado de Altos Estudos (SAE) está promovendo o intercâmbio e é um braço importante de divulgação das pesquisas e ações do STF. Acho que será uma semana muito interessante de estudos”, detalha.

Para o docente do curso de Direito da Unimar, Bruno Bastos, a aprovação da aluna no programa representa grande alegria para todos. “A Lídia terá oportunidade de acompanhar julgamentos, palestras com os Ministros e outras atividades, vivenciando a prática do direito na Suprema Corte de Justiça. Temos que valorizar os alunos que se dedicam e correm atrás de seus objetivos e é sempre uma satisfação poder colaborar enquanto professor. Ter uma aluna do nosso Curso, selecionada dentro das 35 vagas existentes para todo o Brasil, é motivo de orgulho! O estudo recompensa”, finaliza.

Fique por dentro!

Fique por dentro do Universo Unimar! Nos acompanhe em nossas redes sociais, no site e aqui no blog.

Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
free online course
download lenevo firmware
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy course

Publicado por em 9 de maio de 2022 | 560

Deixe um comentário

2 comentários.

  1. Julio disse:

    Lídia é uma Profissional do mais alto gabarito. UNIMAR muito bem representada.

  2. Eneliz disse:

    Parabéns Lídia! Sempre contribuindo sabiamente. Obrigada ✨

Notícias Unimar
Vídeos