Por Dentro do Supremo

Acadêmica do curso de Direito da Unimar é selecionada para o Projeto “Por dentro do Supremo”

A acadêmica do curso de Direito da Universidade de Marília (Unimar), Lídia Basoli, foi uma das selecionadas para o Programa de intercâmbio “Por dentro do Supremo”, que tem como objetivo fazer com que os participantes tenham contato com a história e a rotina de trabalho do Tribunal ao longo de uma semana, de forma online. Ela integra o grupo de 35 acadêmicos, 25 da graduação e 10 da pós-graduação, selecionados de todo o Brasil.

De acordo com a acadêmica, Lídia Basoli, é uma oportunidade ímpar integrar o projeto. “A perspectiva da Suprema Corte, com a presidência do ministro Luiz Fux, é que cada vez mais seja possível o diálogo com a sociedade e o conhecimento, por parte de todos, da importância do STF para as garantias constitucionais no Brasil. Estão bem focados em desenvolver, cada vez mais, programas que tenham esse objetivo: abrir o Supremo para a sociedade. Então, acho que a experiência irá agregar muito na minha carreira na área de Direito, bem como os conhecimentos serão essenciais, para que eu me torne uma pessoa garantista dos Direitos Humanos e de um Direito acessível para todos e todas”, explica.

O processo seletivo, realizado de forma online, contou com a produção de texto sobre a jurisdição constitucional e a atuação de cortes supremas na proteção dos direitos de minorias. “Eu fiz um texto sobre “Os direitos das minorias como humanização social” abarcando a importância da Suprema Corte na garantia do casamento homoafetivo. Foi uma experiência enriquecedora porque tive que estudar bastante o tema em livros e aulas para fazer um ensaio que ficasse à altura. Fiquei muito feliz por ter sido aprovada, pois eram poucas vagas no Brasil”, conta.

Os alunos e alunas selecionados, irão ter aulas magnas com renomados professores e juristas de todo o Brasil, além de estarem em contato com assessores e servidores do Tribunal, acompanhando as sessões e participando de workshops de pesquisa exclusivos.

Ainda segundo Lídia, serão dias importantes. “O Direito Constitucional e os Direitos Humanos sempre me interessaram muito. Vamos ainda receber a programação da semana, mas já estou animada. O Secretariado de Altos Estudos (SAE) está promovendo o intercâmbio e é um braço importante de divulgação das pesquisas e ações do STF. Acho que será uma semana muito interessante de estudos”, detalha.

Para o docente do curso de Direito da Unimar, Bruno Bastos, a aprovação da aluna no programa representa grande alegria para todos. “A Lídia terá oportunidade de acompanhar julgamentos, palestras com os Ministros e outras atividades, vivenciando a prática do direito na Suprema Corte de Justiça. Temos que valorizar os alunos que se dedicam e correm atrás de seus objetivos e é sempre uma satisfação poder colaborar enquanto professor. Ter uma aluna do nosso Curso, selecionada dentro das 35 vagas existentes para todo o Brasil, é motivo de orgulho! O estudo recompensa”, finaliza.

free online course
download lenevo firmware