corações

Escola Estadual Antônio de Baptista recebe o projeto Crianças Salvam Corações

Equipes do HBU e Unimar realizam ações de primeiros socorros com alunos da rede pública

Alunos da Escola Estadual Professor Antônio de Baptista, localizada no bairro Castelo Branco, em Marília, tiveram uma aula diferente. O grupo recebeu a visita de integrantes do projeto Crianças Salvam Corações, da Universidade de Marília (Unimar) e Hospital Beneficente Unimar (HBU). Estudantes assistiram vídeos e participaram de atividades práticas em primeiros socorros em situações de engasgo, reconhecimento de parada cardíaca, acionamento do sistema de emergência e iniciar as massagens cardíacas.

Diretor de qualidade do HBU e coordenador do projeto, Dr. Uri Flato, explica que a proposta é ensinar as crianças, que muitas vezes são as primeiras testemunhas de uma situação de emergência com os familiares e podem fazer a diferença como por exemplo acionando o Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência). “Essa é a primeira escola pública estadual que realizamos o projeto, por indicação de um dos nossos integrantes, o Thiago Cambaúva, que é ex-aluno do colégio Batista ”, destacou.

Segundo o coordenador, o projeto já tem agenda programada para Vera Cruz, Garça e Pompeia. “Em algumas destas cidades a visita vai ser em escolas públicas, enquanto em outras vai ser em unidades particulares”, relatou.

A ideia do projeto é disseminar os primeiros socorros para o maior número possível de crianças e adolescentes. “Depois de fazer esse treinamento, as escolas passam a contar com multiplicadores, que vão perpetuar a cadeia de treinamento para os demais alunos”, apontou.

O acadêmico da Unimar, Thiago Cambaúva, que indicou a escola estadual Professor Antônio de Baptista para receber o projeto, destacou a alegria de retornar ao colégio onde estudou. “Eu fico ainda mais feliz por retornar retribuindo o que recebi no período que estudei aqui, trazendo algo de bom que vai ajudar toda comunidade”, ressaltou.

Segundo Cambaúva, foi emocionante reencontrar professores, andar pelo ambiente da escola, que está um pouco mudado, mas ainda lhe trouxe boas recordações. “Foi uma satisfação e uma alegria muito grande poder retornar. Passei bons momentos da minha formação nessa escola e estar aqui novamente é gratificante”, finalizou.

A diretora da escola Professor Antônio de Baptista, Ana Cláudia Abdala dos Reis Brandt, ressaltou a importância do projeto. “Ficamos muito felizes ao saber que somos a primeira escola estadual de Marília a receber o projeto Crianças Salvam Corações”, ressaltou.

Para Ana Cláudia, é um projeto que mostra uma voluntariedade muito grande. “E vai partir dos alunos essa voluntariedade e a solidariedade humana, as quais estamos sedentos nos dias de hoje”, apontou.

Fique por dentro!

Fique por dentro do Universo Unimar! Nos acompanhe em nossas redes sociais, no site e aqui no blog.

Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
free online course
download huawei firmware
Download Nulled WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=

Publicado por em 28 de setembro de 2022 | 66

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!