10 dicas para estudar EaD

Listamos 10 dicas para auxiliá-lo a estudar na modalidade EaD. Confira:

#1 Saiba qual modalidade a distância é a melhor para você

A modalidade EaD é dividida entre semipresencial (híbrido) e a distância. A modalidade híbrida exige uma necessidade maior de atividades práticas que são realizadas presencialmente, enquanto na modalidade a distância são necessários apenas os encontros presenciais obrigatórios, que podem ser mensais ou bimestrais.

#2 Plataforma de aprendizagem

O AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem – vai lhe acompanhar ao longo de todo o curso, então, aproveite o que ele pode oferecer, conheça todos os seus recursos.

#3 Pesquise sobre a Universidade

Inúmeras instituições de ensino ofertam cursos EaD, então, antes de prestar o vestibular, pesquise sobre a instituição escolhida, procure referências e atente-se à qualidade que o MEC atribui a ela. O indicado é sempre procurar instituições reconhecidas pelo MEC.

#4 Escolha seu curso

Para encontrar o curso mais indicado para você, leia artigos e matérias a respeito da futura profissão e suas aplicações no mercado de trabalho. Também tire dúvidas com outros profissionais da área escolhida sobre como é a rotina, responsabilidades, desafios, etc.

#5 Organize-se

Organização é a base para realizar qualquer atividade com sucesso. Na modalidade EaD, ter organização é essencial para se adaptar à flexibilidade de horários da melhor maneira possível. Você pode fazer isso de diversas formas, tais como com agendas, planilhas de Excel ou aplicativos mobile. Sugerimos o Asana ou o Evernote.

#6 Foco

Procure um local onde você consiga se concentrar e faça anotações sobre pontos que tem dificuldade ou que são mais importantes. Assim, você vai fixar o conteúdo com mais facilidade. Além disso, procure realizar as atividades com antecedência para não acumular ou levar à perda da data de entrega.

#7 Questione

Está com alguma dificuldade? Entre em contato com o tutor ou professor e tire suas dúvidas assim que elas surgirem. Uma das melhores formas de aprender é perguntando, por isso, crie o hábito de questionar e traçar novos caminhos de estudos, como participar de fóruns e grupos de estudo virtual.

#8 Respeite seu tempo

Procure estudar quando estiver bem. Caso esteja muito cansado, gripado ou tenha dormido mal, o ideal é remanejar o horário de estudo ou diminuí-lo. Nossa concentração diminui quando estamos indispostos, por isso, em caso de dificuldades, faça pausas, alongue-se, ouça uma música para relaxar e volte. Procure compensar seu esforço com algo positivo, por exemplo: se estudou por 30 minutos, pare 5 minutos, faça algo que lhe dê motivação e volte a estudar. Você vai perceber que seu rendimento será maior.

#9 Crie uma meta

Seja qual for o seu objetivo, mantenha-o sempre em mente, pois é ele que vai impulsionar sua motivação.

#10 Acredite em si

Você é capaz de ir além! Persista por mais difícil que algo aparente ser e continue em busca dos seus sonhos!

Esperamos que essas dicas tenham ajudado! Ainda está com dúvidas? Entre em contato conosco através dos comentários e vamos lhe orientar no que for preciso.

download udemy paid course for free
download xiomi firmware