Glossário do Marketing

Todas as áreas têm linguagem própria, e com o Marketing não é diferente. Por exemplo:
“Com o inbound, faremos com que o lead percorra o funil para converter dentro do deadline das metas.”
Parece complexo, mas elaboramos uma lista para que você compreenda quando ouvir ou ler alguns termos de Marketing. Confira:

Marketing

É o conjunto de estratégias e processos  organizados para determinar o sucesso em vendas, comunicação e desenvolvimento do negócio.

Marketing Digital

É a mesma coisa que o Marketing, mas utilizando a internet como realidade.

Persona

É a representação do cliente ideal de um negócio criada a partir de dados reais sobre o comportamento e as características do cliente, assim como sobre trajetórias, desafios, preocupações e motivações, entre outras coisas. A persona é a inspiração para a criação de conteúdos e estratégias.

Inbound Marketing

É uma forma de conquistar clientes; é o marketing de atração, realizado por meio de conteúdos que são relevantes e interessantes para a persona.

Marketing de conteúdo

É uma parte do inbound marketing. Nele, planejamos, produzimos e distribuímos todo o conteúdo usado na estratégia de inbound. Também é possível medir resultados após sua aplicação.

CTA

Call-to-Action, ou chamada à atenção, é um convite para poder interagir com algum conteúdo.

Lead

É todo cliente em potencial do seu negócio. Para que sejam convertidos em clientes, os leads são nutridos com conteúdo de qualidade e de interesse.

Landing Page

A Landing Page tem como objetivo atrair usuários para que se tornem leads caso eles se interessem pelo conteúdo, serviço ou produto que sua empresa tem a oferecer. Isso se dá por meio de formulários que o lead preenche com seu contato, e a empresa pode começar a nutri-los.

Nutrição de leads

É o envio de e-mails (fluxo) para os leads com o objetivo de levá-los para a próxima etapa do Funil de Vendas.

Funil de vendas ou Funil de Conteúdo

Trata-se de uma metodologia de vendas utilizada no Inbound Marketing. O cliente passa por várias etapas antes de realizar uma compra, e para cada etapa é indicado um tipo de conteúdo para auxiliá-lo, seja na verificação de suas necessidades ou na conversão de venda (compra).

Essas etapas são:

  • Tofu (Topo de Funil – Top of Funnel) – os conteúdos nessa etapa são mais gerais e introdutórios sobre determinado assunto, em que são indicados materiais mais educativos. Aqui, o usuário descobre necessidades ou problemas.
  • Mofu (Meio de Funil – Middle of Funnel) – Nessa etapa, o usuário já conhece suas necessidades. Serve para obter leads qualificados, ou seja, mais interessados em converter. Os conteúdos nesse momento são mais aprofundados, tais como checklists, templates, etc.
  • Bofu (Fundo de Funil – Bottom of Funnel) – É nesse momento que podemos falar abertamente de valores e degustação (testes gratuitos).

SEO – Search Engine Optimization (Otimização das Ferramentas de Busca)

É um conjunto de técnicas, métodos e estudos que buscam melhorar o posicionamento das páginas de um site em mecanismos de busca tais como o Google.

Keyword – palavra-chave

Serve para resumir o tema de um conteúdo. Existem as palavras-chave curtas (short keywords) e palavras-chave longas (long tail keywords). É utilizada dentro do site para ranquear sua página em relação a outras páginas na web que possuem o mesmo termo e também para estratégia de SEO.

ROI – Return on Investment ou Retorno sobre Investimento

É uma das métricas mais importantes que indica se as estratégias estão dando resultado. O ROI acima de 1 indica que o retorno é positivo (ganhando dinheiro) e abaixo de 1 demonstra que é necessário trocar as estratégias (perdendo dinheiro).

Segmentação

Seleção de público-alvo específico para uma determinada campanha, anúncio ou marca.

Webinar

Webconferência ao vivo ou gravada, normalmente com possibilidade de interação da audiência por meio de um chat. É um material rico utilizado pelo Inbound Marketing.

Caso você conheça mais algum termo que não esteja aqui listado, entre em contato e deixe a palavra nos comentários que ela será incluída.

Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
udemy paid course free download
download xiomi firmware
Download Nulled WordPress Themes
udemy free download

Publicado por em 18 de junho de 2019 | 510

Deixe um comentário

3 comentários.