Glossário do Marketing
Todas as áreas têm linguagem própria, e com o Marketing não é diferente. Por exemplo:
“Com o inbound, faremos com que o lead percorra o funil para converter dentro do deadline das metas.”
Parece complexo, mas elaboramos uma lista para que você compreenda quando ouvir ou ler alguns termos de Marketing. Confira:
Marketing
É o conjunto de estratégias e processos organizados para determinar o sucesso em vendas, comunicação e desenvolvimento do negócio.
Marketing Digital
É a mesma coisa que o Marketing, mas utilizando a internet como realidade.
Persona
É a representação do cliente ideal de um negócio criada a partir de dados reais sobre o comportamento e as características do cliente, assim como sobre trajetórias, desafios, preocupações e motivações, entre outras coisas. A persona é a inspiração para a criação de conteúdos e estratégias.
Inbound Marketing
É uma forma de conquistar clientes; é o marketing de atração, realizado por meio de conteúdos que são relevantes e interessantes para a persona.
Marketing de conteúdo
É uma parte do inbound marketing. Nele, planejamos, produzimos e distribuímos todo o conteúdo usado na estratégia de inbound. Também é possível medir resultados após sua aplicação.
CTA
Call-to-Action, ou chamada à atenção, é um convite para poder interagir com algum conteúdo.
Lead
É todo cliente em potencial do seu negócio. Para que sejam convertidos em clientes, os leads são nutridos com conteúdo de qualidade e de interesse.
Landing Page
A Landing Page tem como objetivo atrair usuários para que se tornem leads caso eles se interessem pelo conteúdo, serviço ou produto que sua empresa tem a oferecer. Isso se dá por meio de formulários que o lead preenche com seu contato, e a empresa pode começar a nutri-los.
Nutrição de leads
É o envio de e-mails (fluxo) para os leads com o objetivo de levá-los para a próxima etapa do Funil de Vendas.
Funil de vendas ou Funil de Conteúdo
Trata-se de uma metodologia de vendas utilizada no Inbound Marketing. O cliente passa por várias etapas antes de realizar uma compra, e para cada etapa é indicado um tipo de conteúdo para auxiliá-lo, seja na verificação de suas necessidades ou na conversão de venda (compra).
Essas etapas são:
- Tofu (Topo de Funil – Top of Funnel) – os conteúdos nessa etapa são mais gerais e introdutórios sobre determinado assunto, em que são indicados materiais mais educativos. Aqui, o usuário descobre necessidades ou problemas.
- Mofu (Meio de Funil – Middle of Funnel) – Nessa etapa, o usuário já conhece suas necessidades. Serve para obter leads qualificados, ou seja, mais interessados em converter. Os conteúdos nesse momento são mais aprofundados, tais como checklists, templates, etc.
- Bofu (Fundo de Funil – Bottom of Funnel) – É nesse momento que podemos falar abertamente de valores e degustação (testes gratuitos).
SEO – Search Engine Optimization (Otimização das Ferramentas de Busca)
É um conjunto de técnicas, métodos e estudos que buscam melhorar o posicionamento das páginas de um site em mecanismos de busca tais como o Google.
Keyword – palavra-chave
Serve para resumir o tema de um conteúdo. Existem as palavras-chave curtas (short keywords) e palavras-chave longas (long tail keywords). É utilizada dentro do site para ranquear sua página em relação a outras páginas na web que possuem o mesmo termo e também para estratégia de SEO.
ROI – Return on Investment ou Retorno sobre Investimento
É uma das métricas mais importantes que indica se as estratégias estão dando resultado. O ROI acima de 1 indica que o retorno é positivo (ganhando dinheiro) e abaixo de 1 demonstra que é necessário trocar as estratégias (perdendo dinheiro).
Segmentação
Seleção de público-alvo específico para uma determinada campanha, anúncio ou marca.
Webinar
Webconferência ao vivo ou gravada, normalmente com possibilidade de interação da audiência por meio de um chat. É um material rico utilizado pelo Inbound Marketing.
Caso você conheça mais algum termo que não esteja aqui listado, entre em contato e deixe a palavra nos comentários que ela será incluída.
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