Coordenador do Projeto Amor de Criança recebe medalha de Mérito Cívico

A Câmara de vereadores de Marília concedeu a medalha de mérito cívico “Marília de Dirceu” ao coordenador do Projeto Amor de Criança, o pediatra e docente da Universidade de Marília (Unimar), Dr. Francisco de Agostinho Junior. A honraria é concedida para homens e mulheres que desenvolveram grandes feitos em prol da cidade.

Esta é a segunda honraria que o Legislativo de Marília entrega ao pediatra, quando em 2013 recebeu a outorga do título de Cidadão Mariliense. Francisco de Agostinho Junior é natural de Jaú, mudou-se para cursar medicina e após a graduação continuou em Marília.

Emocionado, o homenageado confessou faltar palavras para agradecer ao prêmio. “Estou muito feliz em função desta honraria que a cidade de Marília está me oferecendo. É uma emoção que não consigo ao certo transmitir em palavras, mas estou muito grato principalmente à Unimar, aos vereadores e em especial à vereadora Daniela”, agradece Dr. Agostinho.

Dr. Francisco Agostinho recebendo medalha cívico

O Projeto Amor de Criança foi criado em 2013 para realizar o atendimento multidisciplinar às crianças com paralisia cerebral pela Universidade de Marília (Unimar) em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp).

O pediatra Francisco de Agostinho Junior atribui o prêmio ao Projeto Amor de Criança. “O projeto com toda certeza é a nossa maior motivação e é o que me trás a esta casa. Ele foi criado sem a pretensão de crescer tanto, mas ocorreu devido a necessidade de tantas crianças. Estamos há pouco mais de 5 anos realizando os atendimentos, começamos com 6 crianças e hoje atendemos mais de 230 e queremos continuar crescendo e ajudando mais e mais crianças”,  conta.

De acordo com a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, é emocionante participar da homenagem que evidencia boas lembranças e dá fôlego para os novos desafios.

Fernanda Mesquita Serva, Marcela Beneditti de Agostinho, Francisco de Agostinho Júnior e vereadora professora Daniela (crédito: Will Rocha – Câmara Municipal de Marília)

“Eu me recordo em 2013 quando o Dr. Agostinho me procurou dizendo que não teríamos pacientes e começamos a lutar e buscar por cada criança junto a secretaria de saúde municipal, estadual e até mesmo nos órgãos competentes em Brasília. Relembrar estes momentos nos possibilita reviver todos estes anos e comemorar todas as benfeitorias realizadas na vida destas crianças e seus familiares. A Universidade de Marília tem a honra de poder ser o berço e de poder apoiar incondicionalmente o que de fato é um orgulho para a cidade de Marília” comemora.

Para a Vice-Reitora da Universidade de Marília, Regina Lúcia Ottaiano Losasso Serva, o Dr. Agostinho é um profissional que faz diferença na vida de tantas famílias. “A gente sente um conforto muito grande em ver o reconhecimento que a cidade oferece, porque além de profissional o Dr. Agostinho é uma pessoa humana. A dedicação a estas crianças é comovente e tocou a muitos voluntários. É um projeto que tem alcançado dimensões incalculáveis”, ressalta.

(crédito: Will Rocha – Câmara Municipal de Marília)

Um destes parceiros é a empresa Dori Alimentos. Anualmente realizam a destinação do imposto de renda social ao projeto e uma vez por ano doam fraldas arrecadadas pelos colaboradores durante gincana interna. Neste ano a doação foi de 159.780 mil fraldas e R$11.630,28, produtos e valores que vão contribuir durante seis meses com às necessidades das crianças atendidas.

O presidente da Dori Alimentos, Pedro Lobo, participou da sessão solene e disse que o prêmio é merecido por todo feito realizado à nossa cidade. “O Projeto Amor de Criança significa dignidade da vida humana e é muito gratificante participar deste momento, é uma honraria muito justa e honrosa para uma pessoa que se dedica há muito tempo para a causa das crianças de Marília. Um médico competente e uma pessoa maravilhosa”, ressalta.

O projeto de Decreto Legislativo para conceder a medalha de mérito cívico “Marília de Dirceu” é de autoria da vereadora Professora Daniela. Segundo ela, a homenagem era inevitável e ela se sente honrada em reconhecer o mérito do Pediatra. “Não tinha com não conceder esta medalha ao Dr. Agostinho. Esta casa de lei que se sente homenageada em poder oferecer esta honraria para uma pessoa que tanto faz pelas nossas crianças. Para mim, Dr. Francisco é sinônimo de doação”, finaliza.

Publicado por em 17 de julho de 2019 | 1.195