Curso de Medicina Veterinária da Unimar realiza ações com idosos do Lar São Vicente de Paulo

Os alunos do primeiro ano do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Marília (Unimar) visitaram os idosos do Lar São Vicente de Paulo para proporcionar companhia e diversão. A ação foi realizada através da disciplina de Sociologia e Comunicação Aplicada à Medicina Veterinária, com o objetivo de desenvolver as competências humanísticas da turma.

A matéria é aplicada pela docente Myrian Lucia Ruiz Castilho e segundo ela, a proposta foi desenvolver nos alunos o respeito ao próximo. “Sair da sala de aula e apresentar diferentes realidades transformam os nossos acadêmicos, fazendo com que eles passem a ter uma visão diferenciada sobre o outro. A nossa turma é excelente, são todos muito gentis, mas hoje percebo como eles estão ainda mais disponíveis para ajudar e servir”, conta.

Os alunos prepararam um café da tarde, onde puderam conversar com os idosos para conhecer a história de cada um deles. Além disso, cantaram, brincaram com jogos de tabuleiro e gincanas com direito a premiações.

Momento de conversa dos acadêmicos com os idosos

De acordo com o acadêmico Arthur Henrique Gonçalves dos Santos, foi uma boa experiência visitar os idosos. “É muito diferente estar com eles, a gente passou a ter outra visão sobre o relacionamento com as pessoas, porque ouvimos suas vivências e conhecemos suas dores. O que é fundamental para nós que precisamos aprender a lidar com cada pessoa e principalmente a respeitá-las”, ressalta.

Para a acadêmica Joice Santos, foi uma sensação maravilhosa estar com os idosos. “Nós escolhemos visitá-los sem saber ao certo o que nos esperava, mas ao chegar e manter contato percebemos algo muito diferente, porque quando me matriculei no curso de Medicina Veterinária é porque queria cuidar dos animais, porém aqui senti a mesma coisa. Os idosos nos transmitiram ensinamentos que deixou reflexões e a mensagem de união”, conta.

A felicidade não era apenas sentida pelos acadêmicos, os idosos estavam animados e entrosados com as atividades. Segundo o diretor do asilo, Renato Lovato, os idosos, principalmente os homens, ficam isolados, mas durante a visita estavam participativos. “Normalmente eles ficam cada um em seu cantinho, algumas mulheres se enturmam, mas durante a visita a realidade foi diferente. Muitos deixaram sua criteriosa rotina de lado e participaram das atividades propostas pelos alunos. Assim, a gente consegue ver como estas ações são importantes para o bem-estar deles e a gente agradece em muito pela Unimar proporcionar esta tarde agradável. Fica o convite para novas visitas”, enfatiza.

Publicado por em 24 de julho de 2019 | 411