Conheça o curso de Ciências Contábeis: o profissional e a carreira

Conhecido também como contador, o profissional de Ciências Contábeis é o responsável pela coordenação e controle de compras, vendas, investimentos e aplicações de uma empresa, além de verificar o registro e controle das receitas e os lucros e despesas.

Nas empresas, este profissional pode atuar na área financeira, tributária, perícia contábil ou RH. Podendo optar por abrir o próprio negócio ou atuar em um escritório de contabilidade.

Este profissional tem atividades exclusivas tais como auditoria e perícia contábil, lembrando que para exercer a profissão de contador, é necessário registro no Conselho Regional de Contabilidade.

O que este profissional faz?

Ao concluir a graduação em Ciências Contábeis, o profissional poderá atuar em áreas tais como:

Auditoria

Conferir os registros nos livros e os dados de balanço, fiscalizar as contas da empresa.

Contabilidade Gerencial

Registrar e analisar as operações patrimoniais e financeiras de uma empresa, acompanhar as transações e fornecer dados para as tomadas de decisão.

Consultor Financeiro

Pode atuar de forma autônoma ou dentro de empresas, além de escolher especializações em segmentos tais como:

• Análise financeira;
  • Finanças;
  • Comércio exterior;
  • Tributos e Contabilidade Internacional, entre outros.

Perícia Contábil

Análise dos encargos financeiros contra bancos, condomínios, empréstimos, etc. Para atuação neste segmento, é necessário registro no Conselho Regional de Contabilidade e postura ética e transparente nas ações.

Cargos de gestão:

Gerente financeiro

Este profissional deve ter conhecimento atualizado sobre legislação tributária e fiscal, conhecer os impostos a serem pagos e explicá-los aos gestores, além de conhecer os benefícios fiscais e sua aplicabilidade dentro da empresa.

Controller

Responsável por administrar questões financeiras e tributárias, auxilia nos processos de compra e venda, fornece informações contábeis aos gestores, auxilia nos processos de contratações e demissões de funcionários e faz análise de custos.

Diretoria

Acima do gerente e do controller, é ela que tem o poder de decisão e argumentação junto aos demais diretores e o presidente da empresa. É necessário ter experiência de mercado, capacidade analítica e gerencial.

Principais habilidades

• Ser ético;
  • Gostar de aprender;
  • Conhecimento de informática;
  • Boa comunicação;
  • Saber negociar e processar informações;
  • Ter espírito de equipe e liderança;
  • Pensamento estratégico.

Carreiras relacionadas:

Trilha de carreira

Assistente contábil => analista contábil => contador => coordenador contábil => gerente de contabilidade => diretor de contabilidade.

Observação:

Para ter registro no CRC, é necessário fazer o Exame de Suficiência da Classe Contábil, e para se inscrever na prova, é preciso ter terminado o curso de Ciências Contábeis ou estar no último ano.

O exame é realizado duas vezes ao ano, em 125 cidades do Brasil, e é composto por 50 questões objetivas. Para conseguir o registro, o candidato precisa acertar metade da prova (ou 25 questões).

Gostou do post? Saiba mais sobre o curso de Ciências Contábeis presencial ou EaD e faça sua inscrição no vestibular da Unimar!

free online course
download lava firmware
download udemy paid course for free

Publicado por em 25 de julho de 2019 | 400