Unimar proporciona reflexão sobre a Humanização e Práticas de Cuidado em Saúde Mental
O tema “Humanização e Práticas de Cuidado em Saúde Mental” foi abordado pelos acadêmicos do curso de Psicologia da Universidade de Marília (Unimar) através do 4º Encontro para conscientização sobre a Luta Antimanicomial. Profissionais atuantes na área foram convidados a apresentar suas vivências e as metodologias que utilizam no dia a dia.

Segundo a Coordenadora do curso de Psicologia, Ana Lúcia Lopes dos Santos, o encontro teve como objetivo principal chamar a atenção para a causa. “A proposta é fazer com que nossos acadêmicos, e os profissionais que aqui estão, possam refletir sobre a luta contra o manicômio. O evento acontece há quatro anos, se tornou um marco da Unimar, e traz um olhar diferente, onde através de palestras entendemos a realidade enfrentada e como é importante lutar contra este sistema de tratamento”, explica.
A atividade é organizada pelos acadêmicos do 3º ano de graduação, através da disciplina de “Psicologia aplicada em saúde”, ministrada pela docente Karla Cristina Rocha Ribeiro. De acordo com ela, a turma é totalmente responsável pela organização do encontro. “Os acadêmicos são divididos em quatro frentes de trabalho para a produção do evento. São eles que buscam pelos palestrantes, organizam a divulgação e o espaço no dia do encontro. É sensacional, porque aprendem na prática a organizar um evento para a comunidade em geral”, esclarece.
Para a acadêmica Tainá Franchinie Castilho a experiência foi gratificante. “A luta é muito importante e percebemos isso quando iniciamos as pesquisas sobre o tema, para organizar o encontro, e finalizamos no dia absorvendo as experiências dos palestrantes. O encontro nos proporcionou adquirir uma grande bagagem e conseguimos enxergar a dimensão do tema”, ressalta.
A acadêmica Geovana Alves Sanches, aproveitou a oportunidade para se aprofundar mais nos assuntos de saúde mental. “A metodologia ativa nos proporcionou pesquisar mais sobre o tema e nos deixou ainda mais preparado para atuação na área. Foi uma nova experiência e tentei absorver ao máximo todas as informações que obtive”, conta.
Seja o primeiro a comentar!