Médico Veterinário formado na Unimar é medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima

O Time Brasil de Concurso Completo de Equitação (CCE) conquistou a medalha de prata por equipe e a de bronze na categoria individual, nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, garantindo vaga nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020. Integrando a equipe está o médico veterinário Paulo Eduardo Limongi Pacheco, formado pela Universidade de Marília (Unimar).

Dudu, como é conhecido, é médico veterinário da equipe brasileira de hipismo desde 2010, quando deixou de representar o país como cavaleiro. Natural de Itu, no interior de São Paulo, começou a competir ainda criança e ao longo da carreira representou o Brasil em várias competições. “Comecei a montar aos 6 anos de idade e aos 8 estava competindo. Minha vida inteira foi dedicada aos cavalos”, ressalta.

O amor pelos cavalos o motivou a buscar a graduação em Medicina Veterinária, cursada na Universidade de Marília. “Durante os cinco anos de graduação estava representando o Brasil. Participei dos jogos Sul-Americanos, Norte-Americanos, Pan-Americanos e as Olimpíadas de Atenas em 2004. Eu dedicava meus dias aos treino e estudo”, conta.

De acordo com o Eduardo, em 2005 quando terminou a graduação deixou as competições e passou a se dedicar ainda mais a vida acadêmica. “Logo após me formar vendi meu cavalo e com o dinheiro investi em meus estudos e abri minha clínica veterinária. Fiz residência em medicina esportiva e pós-graduação em diagnóstico e cirurgia de equinos”, disse.

Estas qualificações o levaram de volta ao esporte, mas agora como veterinário da equipe brasileira. “Em 2010 fui convidado para atuar como médico veterinário da seleção de hipismo. Já participei de três campeonatos mundiais, duas Olimpíadas e três jogos Pan-Americanos. Um marco.”, enfatiza.

Eduardo conta que agora a equipe começa os treinos pensando os Jogos Olímpicos. “Neste momento os animais e cavaleiros repousam, porque em breve retomaremos os treinos visando Tóquio”, finaliza.

Publicado por em 8 de agosto de 2019 | 760