Vida Acadêmica – Nova série do Blog
A graduação não é mais o fim da linha…precisamos discutir nosso relacionamento com a vida acadêmica!
Ao longo da graduação – e da vida – nos deparamos todo o tempo com novos conceitos e técnicas, em que muitas delas levam anos para serem pensadas, arquitetadas, refeitas, testadas e, por fim, divulgadas.
A esperança de poder contribuir para o progresso da nação e colaborar com inovações teórico-práticas para inúmeras áreas de atuação profissional impulsiona jovens idealistas nessa jornada.
Então, será possível pensarmos em um guia de sobrevivência para nossa atual-futura vida acadêmica? Afinal, nem só de romance vive a academia/ciência e esta vida não deve ser programada apenas no último ano da sua graduação.
Portanto, caros colegas, essa nova Série do Blog tem o objetivo de apresentar e esclarecer algumas informações importantes, ao graduandos – e futuros pós-graduandos -, para a realização das atividades consideradas ideais para o sucesso nessa jornada.
Para aguçar a sua curiosidade, querido leitor, deixo aqui os tópicos que farão parte dessa nossa história:
- A formação acadêmica superior: a iniciação científica, os eventos, as publicações, o TCC…
- A importância do Currículo Lattes.
- Qual a diferença entre Lato Sensu e Stricto Sensu?
- Processo seletivo para Mestrado/Doutorado.
- Sou da Psicologia, posso fazer pesquisas em áreas afins ou não tão afins?
- Preciso elaborar um projeto, e agora?
- Como fazer um levantamento bibliográfico (Decs, Termos em Psicologia, bases nacionais x internacionais).
- Normalização de trabalhos acadêmicos (softwares Mendley, Endnote).
- Datas não, prazos!
- O orientador.
- A importância e o papel dos coautores.
- Qual o melhor periódico (revista científica) para publicar o meu trabalho?
- O que são as agências de fomento (CAPES, CNPq, FAPESP) e qual a relação com os PPGs?
- Vida de pesquisador?
E, para complementar: nosso Mapa Mental:

Vem com a gente construir, desde já, a sua VIDA ACADÊMICA!
Até breve!
por Tâmara Lindau: Fonoaudióloga e Mestra em Fonoaudiologia – UNESP/Marília; Doutora em Psicologia – UFSCar/São Carlos; Graduanda em Psicologia – UNIMAR/Marília
Seja o primeiro a comentar!