vida_academica_abnt_graduacao_pos_graduacao_mestrado_doutorado_vestibular_universidade

Vida Acadêmica: parte 1

Todos nós, estudantes, antes de – ou até mesmo após – ingressar na faculdade e começar a vivenciar a vida acadêmica não entendemos ao certo quais são as atividades a serem cumpridas, as fases do ensino superior e as diferenças entre os graus acadêmicos. Portanto, hoje vamos falar um pouco sobre isso…

A graduação

Os cursos de Graduação referem-se a primeira etapa da formação no ensino superior e, por meio deles, obtemos os títulos de bacharel e/ou licenciado.

O bacharelado nos prepara para aplicar o conhecimento adquirido em atividades específicas, ou seja, estaremos aptos a atuar no mercado de trabalho. Sendo assim, a maior parte dos cursos nas áreas de Exatas, Humanas e Biológicas permite a obtenção do título de bacharel. A licenciatura, por sua vez, irá formar professores capacitados para atuarem no ensino fundamental e médio. 

Dentre as atividades a serem desempenhadas no curso de graduação, quatro delas merecem destaque: a iniciação científica, a participação em eventos, as publicações e o Trabalho de Conclusão de Curso – o famoso TCC.

O que é a Iniciação Científica?

A iniciação científica (IC) é uma atividade depesquisa, oferecida por grande parte das Universidades Públicas e Particulares, e pode ser a sua entrada triunfal para o mundo da pesquisa acadêmica – e seguir para o mestrado ou doutorado.

Importante: isso não significa que quem quer entrar no mercado de trabalho logo após a graduação não possa desenvolver uma IC!

Durante a IC nós, alunos, temos um professor/orientador que, em encontros individuais ou coletivos – grupo de pesquisa -, dará orientações para:

  • O desenvolvimento do projeto,
  • O uso de diferentes metodologias e técnicas para realização das análises,
  • Proporcionar discussões para aprofundar os conhecimentos e nos ajudar a desenvolver o raciocínio crítico.

Outro aspecto importante a ser destacado é que a IC pode ser realizada com ou sem bolsa de incentivo. Isso mesmo! Grande parte das Instituições que possuem programas de IC podem oferecer bolsas para que seus alunos desenvolvam pesquisas. 

Aqui na UNIMAR, por exemplo, são oferecidas algumas bolsas de iniciação científica advindas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico(CNPq). Acesse o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) eprocure o Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão (Nipex) para saber mais, Bloco I, piso superior, fone (14) 2105-4001 e Facebook.

A participação em eventos, as publicações… 

Os eventos científicos possuem papel importante no processo de comunicação científica, nos quais não são realizadasapenas discussões – sobre diversos temas -proporcionadas por grandes pesquisadores. Há, também, muitos eventos científicos que possibilitam as apresentações de trabalhos – veja só: a possibilidade de divulgar a sua IC – nos formatos de pôsteres e orais e a publicação deles em anais de eventos. 

A UNIMAR realiza, todo ano, eventos de IC por meio dos Fóruns de Pesquisa ou Simpósio, organizados pelo Nipex. Estes eventos ocorrem sempre no mês de novembro e são um belo lugar para você iniciar sua experiência de participação.

Dessa forma, temos a possibilidade de mostrar nossas pesquisas aos nossos pares com o intuito de divulgá-las! E mais: a participação nos eventos científicos, por si só, já nos permite aprofundar um pouco mais o conhecimento sobre diferentes temas. Aproveite!

Por fim, mas não menos importante: O TCC

O TCC refere-se a um trabalho acadêmico/científico e constitui um dos requisitos para obtenção do nosso diploma de graduação – em quase todas as Instituições de Ensino. Além disso, cada Instituição possui suas próprias regras e exigências para o TCC.

É um trabalho de pesquisa orientado por um professor, o tema deve ser um recorte de um dos assuntos estudados durante a graduação e normalmente é desenvolvido e apresentado no último ano ou semestre do curso – na Psicologia da Unimar é no 4º ano.

Então, qual a diferença básica entre a IC e o TCC? A IC geralmente é financiada por bolsas de agências de fomento (CNPq, FAPESP), não é obrigatória e pode se tornar seu TCC. O TCC, por sua vez, não é financiado e, na maior parte das Instituições, é pré-requisito para conseguir o diploma da graduação.

Ah, a propósito, sua IC ou TCC deve constar do seu Currículo Lattes. Você conhece este tal de Currículo Lattes?

Este é outro bom tema…vamos conversar sobre ele na 2ª matéria da série?

Mapa criado pela autora.

Referências 

LACERDA, A. L. et al. A importância dos eventos científicos na formação acadêmica: estudantes de biblioteconomia. Revista ACB,  v. 13, n. 1, p. 130-144, 2008.

LUBISCO, N. M. L.; VIEIRA, S. C. Manual de estilo acadêmico:trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. 5. ed.  Salvador: Edufba, 2013.

NIPEX: http://www.unimar.br/universidade/nap/

PIBIC: http://www.cnpq.br/pibic

PINTO, H.O. Os encontros científicos estudantis: vantagens e principais problemas. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v. 3, n. 2, p. 1-4, 2013.

Autora: Tâmara Lindau: Fonoaudióloga e Mestra em Fonoaudiologia – UNESP/Marília; Doutora em Psicologia – UFSCar/São Carlos; Graduanda em Psicologia – UNIMAR/Marília

Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download lava firmware
Download WordPress Themes
lynda course free download

Publicado por em 23 de setembro de 2019 | 181

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!