5 Dicas para decidir qual profissão seguir

Crescemos com inúmeros sonhos, entretanto quando chegamos em um determinado momento precisamos fazer uma escolha que não é nada fácil: “Qual profissão devo seguir?”

A preocupação em escolher corretamente é enorme, em especial quando percebemos o impacto que teremos em nossas vidas, pode colocar você em um grande dilema.

Esta decisão é muito importante, mas não se cobre tanto, ela não precisa ser necessariamente definitiva. Procure relaxar e seguir as dicas abaixo, sem dúvidas você abrirá espaço para novas oportunidades e perspectivas e descobrirá o que fará diferença no seu futuro.

Confira a seguir algumas dicas que reunimos neste post e vão lhe auxiliar neste processo de dúvidas e escolhas.

1. Respire, pare e organize!

Esqueça por um momento o desespero de tantas metas e faremos uma pausa significativa para estruturar tudo o que precisa fazer. Vamos organizá-las inicialmente com ajuda de um gerenciador de tarefas, assim ficará mais fácil para visualizar, definir prazos e prioridades.

Indicaremos três gerenciadores de tarefa que você pode utilizar gratuitamente e decidir qual o melhor para você.

Veja abaixo nossas indicações:

Asana é uma plataforma online de gerenciamento colaborativa de tarefas. Você pode criar e administrar trabalhos, controlar o andamento de tudo por meio de quadros e colunas capazes de dividir tarefas e convidar seus amigos para trabalhos em grupo.

Evernote é um software de organização de informações pessoais através de um arquivo de notas. Ele lhe dá a opção de criar listas de tarefas e organizar a comunicação em equipe, além de copiar textos e imagens da internet que lhe interessam e fazer anotações e desenhos sobre eles à mão.

Trello é um gerenciador de atividades em quadros com listas de tarefas, embora seja muito utilizado por empresas, você pode também organizar a sua vida na versão gratuita.

Agora é só criar seus quadros ou colunas, identificar prazos e pronto, você perceberá que as atividades ficarão mais fáceis para serem realizadas e mesmo com diversas metas, não está tão complicado como antes.

2. Levante e vá até o espelho, sorria e lembre-se do seu caminho até aqui!

Parece brincadeira, mas reconhecer suas vitórias até aqui é um ótimo incentivo para continuar procurando o “seu caminho”.

Por menor que pareça, cada momento conta e isso irá lhe guiar. Você pode até dizer: “Eu preciso de sucesso profissional e liberdade financeira, o que eu gosto não dá dinheiro…”

Entretanto, se não houver o mínimo de afinidade com a nova profissão, você não irá experimentar a felicidade quando um projeto foi aprovado após horas exaustivas criando, montando, apresentando e finalmente aprovado. É muito mais difícil obter sucesso profissional se trabalhamos mecanicamente, sem um pouco de paixão pela atividade fica complicado destacar-se e então obter uma “carreira de prestígio”.

3. Orientação Vocacional:

A finalidade da Orientação Vocacional é avaliar, analisar, esclarecer e informar suas áreas de interesses, aptidões específicas e gerais, que se apresentam inseridas em suas possibilidades.

Este processo revela também, tendências e habilidades em área ou campos de trabalho. O objetivo da Orientação Vocacional é associar esses campos e sugerir caminhos ou tendências profissionais, que possam estar mais próximas das possibilidades, capacidades e dos seus interesses. A Orientação Vocacional pode lhe proporcionar uma forma de resolver o “dilema” diante desse momento de decisão.

A Unimar disponibiliza para qualquer pessoa, a partir de 14 anos sem limite de idade, o atendimento para Orientação Vocacional que acontece todos os anos, as inscrições iniciam em fevereiro através do contato por telefone 2105-4041 ou pessoalmente com a clínica de Psicologia. O atendimento inicia em março tendo a duração de 10 a 12 sessões e o valor do processo todo tem um custo simbólico de R$ 20,00 (valor cobrado em 2019).

4. Pesquise!

Pesquise sobre as áreas escolhidas, converse com profissionais formados, busque o olhar deles sobre o mercado de trabalho, rotina, alegrias e frustrações. Observe cada detalhe e se imagine vivenciando estas experiências, como se sentiria e se faz sentido para você.

5. Coragem!

Após estas dicas, você estará mais seguro para fazer sua escolha. Neste momento não dê ouvidos ao pessimismo ou opiniões contrárias, acredite no que vivenciou até aqui para definir sua decisão, lembre-se: “você tem tudo para ir além!”.

Conheça os cursos de graduação da Unimar e “Permita-se Viver” seus sonhos transformando sua trajetória em sucesso.

Publicado por em 24 de setembro de 2019 | 675