Série: Guia de Profissões: Nutrição

A alimentação é parte da rotina de toda sociedade. Está presente nas relações de afeto, na cultura dos povos e é condição essencial para manutenção da vida. Na profissão de nutricionista, a ALIMENTAÇÃO é instrumento de prevenção a doenças e promoção e reabilitação da saúde, em nível individual e coletivo. Objetivamos a formação de empreendedores com visão crítica da realidade social, econômica e cultural, com comprometimento e responsabilidade.

Conheça mais sobre o curso de Nutrição da Unimar:

Diferenciais do Curso

• Laboratórios de avaliação nutricional, análise de alimentos, bioquímica, gastronomia, técnica dietética e higiene dos alimentos, nutrição experimental, análise sensorial.
  • Laboratório de práticas em saúde, que visa o aprendizado e vivências em cenários diferentes controlados, enfatizando também o relacionamento interdisciplinar junto aos diversos cursos da área da saúde.
  • Ambulatórios Práticos: A Clínica de Nutrição e o Hospital Universitário Unimar proporcionam a prática do atendimento nutricional em diferentes ambulatórios específicos, como para atletas, gestantes, idosos, adultos e pediatria, sendo a área deste último grupo dotada com decoração e equipamentos específicos.
  • Laboratório de gastronomia ambulante com o objetivo de demonstrar o preparo, assim como os benefícios de uma alimentação saudável em eventos populares e instituições de ensino da cidade.
  • Planeta Soja Unimar, laboratório de desenvolvimento de produtos a base de soja, é também palco de experiências do futuro profissional em seus diversos segmentos.
  • Nutriciência, um evento de iniciação científica específico para o Curso de Nutrição. Acadêmicos (de 1º a 4º anos) e docentes do curso apresentam pesquisas científicas na área de alimentação e nutrição.

Áreas de Atuação

• Nutrição em Alimentação Coletiva. Gestão em Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) Institucional (pública e privada).Alimentação e Nutrição no Ambiente Escolar. Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Serviço Comercial de Alimentação.
  • Nutrição Clínica. Assistência Nutricional e Dietoterápica Hospitalar, Ambulatorial, em nível de Consultórios e em Domicilio
  • Nutrição em Esportes e Exercício Físico. Assistência Nutricional e Dietoterápica para Atletas e Desportistas.
  • Nutrição em Saúde Coletiva. Gestão das Políticas e Programas. Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN), Rede Sócio assistencial Atenção Básica em Saúde Vigilância em Saúde
  • Nutrição na Cadeia de Produção, na Indústria e no Comércio de Alimentos. Atividades de desenvolvimento e produção e comércio de produtos relacionados à alimentação e à nutrição: Cadeia de Produção de Alimentos, Indústria de Alimentos, Comércio de Alimentos (atacadista e varejista)
  • Nutrição no Ensino, na Pesquisa e na Extensão. Atividades de coordenação, ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação e pós-graduação em nutrição, cursos de aperfeiçoamento profissional, cursos técnicos e outros da área de saúde ou afins.

Extensão

O curso de nutrição realiza vários projetos junto à comunidade, todos com participação de acadêmicos e docentes do curso. Em eventos populares, datas comemorativas em saúde, abordaram-se temas como segurança alimentar e sustentabilidade, aleitamento materno e nutrição saudável em diferentes fases da vida. Empresas, banco de leite humano, projeto Amor de Criança (que atende crianças com paralisia cerebral), escolas, shopping, instituição de longa permanência para idosos, outras instituições de ensino superior, USF e UBS são palcos de orientações nutricionais para milhares de pessoas. Campanhas com atividades educativas em nutrição para beneficiar instituições filantrópicas, dentre elas, asilos, associações de atendimento a crianças e moradores de rua. Dentre os projetos, destaca-se “Sabor e Saúde” implantado em 2017, e consiste em um programa de tv local, o qual divulga informações da gastronomia saudável.

Publicado por em 24 de setembro de 2019 | 815