Unimar realiza a 10ª edição da Biofarma

A 10ª Edição da Biofarma, semana de estudos dos curso de Biomedicina e Farmácia, da Universidade de Marília (Unimar), reuniu profissionais em palestras e minicursos sobre novos medicamentos e procedimentos. 

Segundo a Coordenadora dos cursos, Lara Casadei, a semana acadêmica é mais uma importante ferramenta de aprendizagem. “Trouxemos temas de destaque dentro das áreas, como a biologia molecular dentro da imunohematologia, exemplificando com o diagnóstico e tratamento da hanseníase, doença que estava quase erradicada e que volta a acometer pacientes. Outro destaque, foi a discussão sobre o  canabinóides, que está sendo muito utilizado como terapêutica para doenças degenerativas”, conta. 

A farmacêutica e toxicologista, Caroline Marroni Cremonez, foi a responsável por apresentar aos acadêmicos os medicamentos produzidos com o cannabis. “Mostrei aos futuros profissionais que a cannabis, diferentemente da maconha, tem baixo teor psicoativo e é utilizado para o tratamento de inúmeras doenças. O sistema endocanabinóide, que é ativado por esta moléculas presentes na cannabis medicinal, faz parte do corpo humano, regulando inflamações e processos apoptóticos, de morte celular no caso de câncer. Há extensa pesquisa sobre o tratamento para doenças psiquiátricas, esquizofrenia, surtos psicóticos, ansiedade e a epilepsia”, exemplifica.

O farmacêutico Maurício Nambu falou sobre a judicialização na parte prática profissional. “Transmiti aos acadêmicos a teoria sobre o que é judicialização da saúde e quais são as políticas farmacêuticas. Além de, ensinar o que fazer quando os profissionais recebem ações judiciais. Por mais que o direcionamento seja mais para os farmacêuticos, que a demanda é maior, todos os profissionais da saúde estão envolvidos com esta questão”, conta. 

Ainda segundo a coordenadora, a realização da semana em conjunto proporciona ainda mais qualidade de ensino aos acadêmicos “Os cursos têm muitas áreas afins, onde ambos profissionais podem trabalhar. Exemplo disso a área de análises clínicas, biologia molecular, perícia criminal e área da estética. Por isso que a semana acontece junto, porque é um enriquecimento para todos”, explica Lara.        

Para o acadêmico do curso de Farmácia, participar da semana e ter a opção de aprender sobre a outra área e uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional. “Participar da Semana Acadêmica é muito bom porque aprendemos além da nossa rotina de estudos. Estas palestras, que são de temas atuais, agrega no nosso conhecimento, já que temos a interdisciplinaridade dos cursos”, ressalta.  

Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
download udemy paid course for free
download micromax firmware
Premium WordPress Themes Download
udemy course download free

Publicado por em 8 de outubro de 2019 | 865

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!