vida_academica_abnt_graduacao_pos_graduacao_mestrado_doutorado_vestibular_universidade

Qual a diferença entre Lato Sensu e Stricto Sensu?

Na nossa matéria anterior, sobre o Currículo Lattes, dissemos que você deveria inserir as informações da sua formação acadêmica, dentre elas a pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu… mas, você deve estar se perguntando o que é isso?

Após concluir o curso de Graduação algumas pessoas esperam entrar rapidamente no mercado de trabalho. No entanto, o nível de escolaridade dos brasileiros e a exigência das empresas estão aumentando de forma significativa nos últimos anos e isso exige, cada vez mais, um aprimoramento das nossas habilidades profissionais.

Nesse contexto, surge a Pós-graduação! Este termo pode ser bem conhecido, porém muitas pessoas não sabem que há diferentes tipos de pós: stricto ou lato sensu, conforme as diretrizes propostas pelo Ministério da Educação (MEC).

Reunimos, nessa matéria, algumas informações sobre esses dois tipos de Pós-graduação para que você possa compreender e, quem sabe, escolher de forma mais assertiva o seu futuro. 

Pós-Graduação Lato Sensu

As pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration). Com duração mínima de 360 horas, ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma. São programas abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das Instituições de ensino – Art. 44, III, Lei nº 9.394/1996 (MEC).

Processo de seleção: É preciso ter diploma do curso superior e cada Instituição define os critérios para ingresso (e.g., análise do currículo, entrevista, prova de conhecimentos gerais ou específicos).

Estrutura: O aluno deve, basicamente, cumprir disciplinas e elaborar uma monografia ou trabalho de conclusão do curso. Destaque: esses cursos podem ser realizados de forma presencial ou à distância e cada Instituição estabelecerá seus critérios básicos.

Importante: Esses cursos somente podem ser oferecidos por Instituições de ensino superior já credenciadas, na área em que possui competência, experiência e capacidade instalada. Existe um portal que oferece informações sobre as Instituições credenciadas e os cursos autorizados, acesse aqui: http://emec.mec.gov.br

Vamos, então, apresentar os dois tipos de pós-graduações Lato sensu existentes no Brasil:

Especialização

Este tipo tem o objetivo de atualizar capacitar profissionais para o mercado de trabalho, promovendo o aprofundamento em temas e habilidades profissionais específicas. De forma pontual: especialização tem seu foco na prática profissional e não segue o viés acadêmico – voltado mais para a pesquisa.

MBA

Os cursos designados como MBA – Master Business Administration,ou equivalentes, nada mais são do que cursos de especialização em nível de pós-graduação na área de administração. Esse tipo de curso é originário dos Estados Unidos mas, apesar do nome, não é considerado Mestrado no Brasil. 

Para saber mais sobre Lato sensu, acesse o aqui o Portal do MEC.

Pós-Graduação Stricto Sensu

As pós-graduações stricto sensu compreendem programas de Mestrado e Doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das Instituições de ensino e ao Edital de seleção dos alunos (Art. 44, III, Lei nº 9.394/1996). Ao final do curso o alunoobterá diploma.

Cada Instituição possui sua própria exigência, mas no processo de seleção, geralmente, é realizada uma prova específica, a análise de currículo e a arguição do projeto proposto. Caso aprovado, o aluno deverá comprimir disciplinas, atividades de pesquisa e elaboração de uma dissertação ou tese.

De maneira geral, confere grau acadêmico, que deverá ser atestado de uma alta competência científica em determinado ramo do conhecimento, sinal de uma autêntica scholarship. Mestrado e doutorado representam dois níveis de estudos que se hierarquizam.

Mestrado

É a porta de entrada, de fato, para a vida acadêmica. Geralmente, tem a duração de 2 anos e, ao final, deve-se defender a Dissertação elaborada durante o curso diante de uma banca examinadora. Caso aprovado, o aluno recebe o título de mestre, dando a ele o direito de seguir para o Doutorado. Aqui, encontramos um detalhe importante – mestrado acadêmico e profissional – veja:

  • Mestrado Acadêmico – é uma modalidade voltada ao desenvolvimento de conhecimentos que contribuam para aumentar ou aprofundar temas relevantes para a sociedade.Propõe trabalhos de pesquisa e início da docência (por meio dos estágios em docência). É recomendado para quem gostaria de seguir a carreira na Universidade como docente ou pesquisador;
  • Mestrado Profissional – é uma modalidade voltada para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. Seu objetivo é contribuir com o setor produtivo nacional no sentido de agregar um nível maior de competitividade e produtividade a empresas e organizações, sejam elas públicas ou privadas.

Doutorado

Último degrau para quem elege seguir uma carreira universitária!

Assim como o Mestrado Acadêmico, o Doutorado Acadêmico é uma modalidade voltada ao desenvolvimento de conhecimentos que contribuam para aumentar ou aprofundar temas relevantes para a sociedade, porém com duração de 4 anos (aproximadamente) e exige a elaboração de uma Tese que deve ser defendida diante de uma banca examinadora, para que o aluno obtenha o título de Doutor. De forma pontual, a tese consiste em um trabalho cuja hipótese é inédita.

Esclarecendo: após o desenvolvimento do Doutorado é possível dar continuidade aos estudos por meio do Pós-doutorado. Porém, este estudo não nos concede título extra, ou seja, não existe pós-doutor! Sendo assim, uma pessoa pode realizar quantos pós-doutorados quiser.

Novidade: Foi divulgada, dia 24 de Março de 2019, no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria n° 389, de 23 de março de 2017, do Ministério da Educação, que institui, no âmbito da pós-graduação stricto sensu, a modalidade de Doutorado Profissional. De acordo com a portaria, tanto o mestrado quanto o doutorado profissional têm o objetivo de capacitar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos, visando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho.

No dia 22 de Março de 2019 foi publicada, no Diário Oficial da União (DOU) a portaria nº 60 de 2019, que atualiza a regulamentação sobre mestrado e doutorado profissionais. 

Resumindo… 

De acordo com documento encontrado no site a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Parecer nº 977/65, C.E.Su, aprov. em 3-12-65): a pós-graduação stricto sensu apresenta as seguintes características fundamentais: é de natureza acadêmica e de pesquisa e mesmo atuando em setores profissionais tem objetivo essencialmente científico, conferindo grau acadêmico. Na pós-graduação lato sensu: ciclo de cursos regulares em segmento à graduação, sistematicamente organizados, visando desenvolver e aprofundar a formação adquirida no âmbito da graduação com sentido eminentemente prático-profissional, concedendo certificado.

A propósito, ao longo dessa matéria citamos o processo seletivo para a pós-graduação Stricto Sensu. Este é outro bom tema…vamos conversar sobre ele na 4ª matéria da série!

Quer conhecer as outras matérias da Série Vida Acadêmica? Clique aqui.

Mapa criado pela autora.

Referências 

ALMEIDA JUNIOR, A. et al . Parecer CFE nº 977/65, aprovado em 3 dez. 1965. Rev. Bras. Educ.  n. 30, p. 162-173,  2005 .   Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782005000300014&lng=en&nrm=iso>. Acesso em:  24  abr.  2019. 

COORDENAÇÃO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR [CAPES]. Mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/artigos/Artigo_30_08_07.pdf. Acesso em: 22 abr. 2019.

COORDENAÇÃO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR [CAPES]. Mestrado profissional: o que é? Disponível em: https://capes.gov.br/avaliacao/sobre-a-avaliacao/mestrado-profissional-o-que-e. Acesso em: 22 abr. 2019.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diferença entre pós-graduação lato-sensu e stricto-sensu. Disponível em:  http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=13072:qual-a-diferenca-entre-pos-graduacao-lato-sensu-e-stricto-sensu. Acesso em: 22 abr. 2019.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lato-sensu: saiba mais. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/180-estudantes-108009469/pos-graduacao-500454045/387-lato-sensu-saiba-mais. Acesso em: 22 abr. 2019.

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ. Saiba quais são as diferenças entre mestrado acadêmico e profissional. Disponível em: https://www.tuiuti.edu.br/blog-tuiuti/saiba-quais-sao-as-diferencas-entre-mestrado-academico-e-profissional. Acesso em: 22 abr. 2019.

Autora: Tâmara Lindau: Fonoaudióloga e Mestra em Fonoaudiologia – UNESP/Marília; Doutora em Psicologia – UFSCar/São Carlos; Graduanda em Psicologia – UNIMAR/Marília

Download WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
free online course
download karbonn firmware
Free Download WordPress Themes
online free course

Publicado por em 9 de outubro de 2019 | 961

Deixe um comentário

1 comentário.