Clínica Veterinária da Unimar realiza a Campanha Outubro Rosa Pet

A Clínica Veterinária da Universidade de Marília (Unimar) realiza durante o mês a Campanha Outubro Rosa Pet, voltando a atenção à prevenção, diagnóstico e tratamento ao câncer de mama em cadelas e gatas. 

De acordo com a coordenadora da campanha, a docente Cláudia Sampaio Fonseca Repetti, o diagnóstico precoce aumenta a chance de sobrevivência dos animais. “Estatísticas demonstram que 50% dos tumores nas cadelas são malignos, nas gatas esta probabilidade é de 80%. Esses nódulos se espalham pelo sangue atingindo a outros órgãos. Por isso, a importância do diagnóstico precoce para eficácia do tratamento”, explica.  

O câncer de mama nos animais é causado por dois fatores, o uso de anticoncepcionais ou a gravidez psicológica. “O câncer de mama é um tumor hormônio-dependente provocado pelas alterações hormonais, que possibilitam as células mamárias a se multiplicarem de uma maneira errônea e formar o câncer”, explica a docente Cláudia. 

Como as gatas possuem cinco pares de mamas e as cadelas quatro, o tratamento realizado é a mastectomia, sendo a cirurgia a forma mais segura, evitando que as outras mamas possam desenvolver a doença no futuro. 

Porém, é fundamental que os tutores criem o hábito de apalpar a mama dos animais durante o banho ou brincadeira. “A frequência desta ação facilita encontrar os nódulos. Quanto menor e mais rápido for procurado um Médico Veterinário, melhores as chances de cura”, diz. 

Ainda segundo a Cláudia, o melhor é investir em prevenção. “A castração é a forma mais eficaz para prevenção ao câncer de mama dos animais, porque são retirados os dois ovários e o útero, que são a fonte do hormônio feminino, o estrógeno e a progesterona, os grandes vilões do tumor de mama. Quando a castração é realizada antes do primeiro cio a prevenção é de 99%”, ressalta. 

Ao longo do mês, os animais que passarem por atendimento na Clínica Veterinária da Unimar serão avaliados e os tutores receberão orientações. “Há como prevenir e há como tratar, mas é preciso que os tutores estejam atentos aos seus animais de estimação”, finaliza Cláudia Repetti. 

A Clínica Veterinária da Unimar realiza atendimentos de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Para mais informações, ou agendamento, entrar em contato através do (14) 2105-4065. 


Publicado por em 18 de outubro de 2019 | 951

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!