Dicas de redação para o ENEM

DICA #1:

Uma das competências avaliadas pela banca Enem é se o candidato não fugiu do gênero adequado ao texto – no caso, a dissertação-argumentativa, em que é preciso debater o tema de forma objetiva, utilizando-se dos dados apresentados pelos textos de apoio, sem opiniões de cunho pessoal e com argumentos sólidos. Para este gênero textual e especificamente para o formato Enem, a redação deve ter quatro parágrafos: introdução, dois parágrafos de desenvolvimento e a conclusão, chamada de “proposta de intervenção”. 

DICA #2:

Estude e use corretamente as conjunções e expressões que conectam orações e parágrafos. “Sendo assim”,“contudo”, “ademais”, “além disso”, “bem como”, “a princípio” e outras conjunções são essenciais para deixar o texto coeso, e coesão é uma das competências avaliadas pela banca. Atenção dobrada ao parágrafo de conclusão: ele deve iniciar com um conectivo conclusivo (portanto, logo, dessa forma, conclui-se então…, etc.) e nunca com adversativas (entretanto, porém, todavia) ou aditivas (ademais, outrossim).

DICA #3

O parágrafo de conclusão é muito importante em termos de pontuação na prova e pode até decidir sua nota. Chamado de “proposta de intervenção”, nele, o candidato deve necessariamente apontar 1) o que é preciso fazer para resolver a problemática proposta no tema, 2) quem pode fazer isso, 3) de que forma será feito (por quais meios) e 4) quais serão os efeitos dessa daquilo que o candidato propôs como solução(ões). Não responsabilize apenas o governo, e atribua responsabilidades sociais também a outros agentes tais como a mídia, ONGs, parcerias público-privadas, família e escolas, por exemplo, além de propor a conscientização da população como solução para a problemática exposta.

DICA #4

A citação é um recurso usado para mostrar que o candidato tem uma boa bagagem cultural e argumentativa para debater o tema e enriquece a redação. Entretanto, ela não é obrigatória nem deve ser “forçada” a encaixar dentro do texto. Quanto à estrutura, a citação pode ser direta e literal, entre aspas (Segundo Kant, “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”) ou indireta, como uma explicação (Para o filósofo alemão Kant, o caráter do ser humano é fruto de sua educação). Tente não encerrar a redação com uma citação, pois tal parágrafo é reservado para as propostas de intervenção.

O QUE NÃO FAZER NA REDAÇÃO ENEM

  • 01. Não escreva sua redação em primeira pessoa do singular (eu, meu, etc.). No máximo, use no plural (nós, nosso) quando se referindo a uma situação geral.
  • 02. Não fale com o leitor como se estivesse conversando com ele, não dê conselhos do tipo: “Você pode mudar o mundo. Faça a sua parte.” 
  • 03. Não use ditados populares. Ser original conta ponto. 
  • 04. Não dê exemplos que só você conheça ou que sejam regionais. Exemplos servem para ilustrar a dissertação e devem, quando possível, ser de conhecimento no mínimo nacional.
  • 05. Não faça letra muito grande com o intuito de ocupar linha. Não se esqueça de que o corretor conhece as artimanhas. 
  • 06. Não generalize: “Ninguém respeita o trânsito”, “Todos os políticos são corruptos”. Esses argumentos não têm consistência, porque há pessoas que obedecem às leis de trânsito e também há políticos honestos.
  • 07. Não use frases que remetam ao senso comum, tais como: “Deus é brasileiro” – “Na primeira vez o mundo acabou em água; na próxima, acabará em fogo” – “O amor é a solução para todos os problemas”.
  • 08. Na redação, use seu senso crítico com coerência. Não faça críticas levianas e respeite os direitos humanos.
  • 09. Não use pontos de exclamação (!). Você corre o risco de ser exagerado, e isso é desnecessário. Não abuse das exclamações! Sério! O texto fica com caráter opinativo e deixa de ser argumentativo!

Publicado por em 1 de novembro de 2019 | 1.070

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!