Taxa de Empregabilidade do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unimar ultrapassa os 90%

A Universidade de Marília (Unimar) forma, há mais de 30 anos, profissionais de Tecnologia da Informação (TI) altamente qualificados para atender o grande leque de opções que o setor oferece. Há cinco anos, a área é representada pelo curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas que ostenta impressionante índice de 90% de empregabilidade.

De acordo com o coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Adriano Nakamura, este é o resultado de moderna matriz curricular, qualificado corpo docente e completa infraestrutura. “O curso possui tradição na formação dos profissionais atuantes nas variadas empresas da região de Marília e do Brasil. A estrutura curricular do curso é outro destaque, com ênfase nos conteúdos técnicos e práticos, que constantemente são atualizados contemplando as tendências de mercado. Além do corpo docente altamente qualificado, que mescla profissionais referências do mercado de trabalho e professores com sólida formação na área acadêmica”, ressalta.

O profissional de TI pode atuar com o desenvolvimento, análise, projeto, implementação e atualização de sistemas de informação ou softwares que vão ampliar a capacidade dos recursos do equipamento, estando apto também para implantar e desenvolver o banco de dados, já que conhece a estrutura física dos equipamentos e seus periféricos. Outro campo de atuação são organizações de assessoria e consultoria tecnológica e de desenvolvimento de sistemas, além dos setores da economia que necessitam de um profissional em TI como indústria, comércio, prestação de serviços, instituições financeiras e órgãos públicos.

É uma área que cresce a cada dia e que registra a falta de profissionais capacitados para atender a todas as demandas do mercado. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a demanda anual é de 70 mil profissionais, mas apenas 46 mil se formam com o perfil para atender às empresas. “As instituições de ensino não conseguem formar tantos profissionais quanto o mercado exige”, conta Adriano.

Os acadêmicos desenvolvem a profissão através de matriz curricular que contempla aulas teóricas e disciplinas de cunho prático ministrado em laboratórios. Visando tornar o processo de aprendizagem mais enriquecedor são aplicadas metodologias como aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida, desenvolvimento de trabalho em grupos e desafios entre equipes. Sempre favorecendo a construção do conhecimento.

Fatores que o acadêmico Unimar desenvolve desde os primeiros anos. Ainda segundo o coordenador do curso de ADS, a graduação oferece fatores que diferenciam o profissional. “Mesmo no início do curso um número considerável de alunos concorre e conquista uma vaga de estágio e ao se destacar, acabam sendo contratados pela empresa. Entre os egressos do curso a taxa de empregabilidade gira em torno de 90%. A maioria já sai do curso empregado”, ressalta.

A graduação é bem conceituada no Enade, que é o indicador de qualidade avaliado pelo desempenho dos acadêmicos, e nota 4 no Indicador de Diferença de Desempenhos (IDD), e no Conceito Preliminar de Curso (CPC).

Semana Acadêmica

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unimar realiza de 4 a 8 de novembro a XXII Semana de Informática, com a participação de profissionais que atuam em grandes empresas de Marília e do Brasil para apresentar a prática profissional, alinhado com o conteúdo que estão discorrendo em sala de aula.

Os acadêmicos, durante a semana de estudos, também terão a oportunidade de participar de workshops, campeonato de games e apresentar os trabalhos no XIII Fórum de Iniciação Científica da Unimar.

A Semana Acadêmica é aberta ao público e será realizada no anfiteatro do bloco 4. Para mais informações acesse www.unimar.br ou ligue (14) 2105-4000.

download udemy paid course for free
download redmi firmware
online free course