Unimar realiza a Semana Acadêmica dos cursos de Engenharias

Os cursos de Engenharias da Universidade de Marília (Unimar) realizaram a Semana Acadêmica com a participação de grandes profissionais. O evento foi preparado para apresentar aos acadêmicos as inovações do mercado e proporcionar o contato com renomados profissionais. Encerrando a semana de estudos, foi realizada a Batalha de Robôs com a participação do Grupo Robótica SP, da cidade de Sorocaba.

De acordo com o coordenador dos cursos, Tercílio Coutinho, as palestras e atividades apresentaram aos acadêmicos o contato com as inovações do mercado. “Nossa semana foi preparada para trazer atualidades para dentro da Unimar, buscando o aprimoramento dos nossos acadêmicos, nas esferas de criação, invenção e inovação. Fazendo com que eles possam aplicar a teoria às práticas do trabalho”, explica.

A Semana Acadêmica integrou os alunos, de todos os anos de graduação, dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção Mecânica e Engenharia Elétrica. Para abranger a todas estas áreas, a Unimar ofereceu mais de uma palestra por dia, além de minicursos.

Ainda segundo o coordenador das Engenharias, a semana é mais uma ferramenta de aprendizagem, por isso a multiplicidade de temas. “Participar destas atividades é muito importante para o aluno, porque forma conceitos do que acontece no mercado e quais são as exigências. Além de proporcionar uma troca benéfica de experiências”, ressalta.

Um dos renomados palestrantes convidados para participar da Semana Acadêmica foi o Engenheiro Civil, José Ávila. Para ele, foi gratificante poder falar da área em que atua. “Trabalho com projetos estruturais há 38 anos, acredito ter um pouco de história para contar e são estas lembranças que transmiti para eles, nossos desafios diários e a felicidade de um projeto entregue. Além disso, falei sobre os processos antigos, os quais são utilizados atualmente e as inovações que chegam ao mercado”, conta.

No último dia da semana de estudos os acadêmicos participaram da Batalha de Robôs, que foi organizada para apresentar as diversas contribuições destes equipamentos. O evento contou com a participação do Grupo Robótica SP, uma empresa especializada no fornecimento de peças para reposição, serviços de assistência técnica e manutenção de robôs industriais.

Segundo o representante da empresa, o Supervisor de treinamentos, José Luis Moraes, participar das semanas de estudos é uma forma de auxiliar no desenvolvimento dos acadêmicos. “A recepção da Unimar foi excelente, participamos deste grande evento, trazendo nossos robôs e podemos auxiliar no desenvolvimento e capacitação dos graduandos e pós-graduandos”, diz.

Ainda segundo José Luís, o contato também visa a captação de profissionais para uma área que encontra dificuldade para preenchimento de vagas. “Apresentamos aos alunos os nossos robôs e as funções que eles exercem, com a intenção de captar engenheiros, já que atualmente não temos um número satisfatório de atuantes. Para se ter uma ideia, há grandes montadoras de veículos que estão com maquinários desligados pela falta de profissionais e os empresários estão buscando quem possa aplicar cursos corporativos para ensinar os colaboradores. Nós entramos na luta pela qualificação e estamos buscando nos cursos de engenharias profissionais habilitados que possam amanhã assumir estas funções” enfatiza.

Uma comissão de alunos foi formada para, junto a coordenação, organizar a semana de estudos. Um dos participantes foi o estudante de Engenharia Civil, Cléber Zili. Para ele foi uma grande experiência participar de todos o processo. “A Semana nos proporcionou aprendizagem e interação, com alunos de outras engenharias, outros professores e principalmente com os palestrantes. Foi uma oportunidade sensacional e nos proporcionou grande crescimento”, comemora.

A Semana Acadêmica é um das atividades realizadas pelos cursos que possuem a finalidade de aprimorar, ainda mais, o processo de aprendizagem dos acadêmicos, já que eles terão a visão de profissionais atuantes. Um diferencial que contribui para a formação de qualidade, que é comprovada por meio das principais avaliações, como Enade, Guia das Faculdades e Ranking Universitário, o qual avaliou os cursos como os melhores de Marília e região.

Mais informações sobre os cursos de Engenharias da Unimar acesse www.unimar.br ou ligue (14) 2105-4000.

Publicado por em 5 de novembro de 2019 | 1.366