Unimar realiza XIII Simpósio de Pesquisa de Iniciação Científica e o IX Encontro de Pós-Graduação com participação de 800 pessoas

A Universidade de Marília (Unimar), por meio do Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão (Nipex), realizou o XIII Simpósio de Pesquisa de Iniciação Científica e o IX Encontro de Pós-Graduação. Participaram do evento mais de 800 pessoas, entre acadêmicos e estudantes do ensino médio, com a apresentação de 530 trabalhos, no formato oral e em painéis. Além da publicação de oito volumes.

De acordo com a Coordenadora do Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão (Nipex) da Unimar, Walkíria Ferrer, foram três dias gratificantes. “Os trabalhos foram apresentados em todos os blocos da Universidade, com pesquisas desenvolvidas por acadêmicos de todas as áreas do conhecimento, e com painéis no ginásio de esportes. Foi gratificante ver o entusiasmo dos alunos, eles estavam animados com as apresentações, mesmo estando nervosos e ansiosos, mas foi muito produtivo para a Universidade. Agradeço muito ao corpo docente que incentiva a pesquisa”, comemora.

O XIII Simpósio de Pesquisa de Iniciação Científica e o IX Encontro de Pós-Graduação é uma ação desenvolvida pela Universidade que dá a possibilidade do acadêmico em apresentar o conhecimento adquirido durante o curso. Participaram acadêmicos da graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado da Unimar, além de alunos de outras Instituições de Ensino Superior e alunos do ensino médio.

Ainda segundo a Walkiria, a produção de conhecimento é essencial para o processo de aprendizagem. “É importante o envolvimento do acadêmico e alunos do ensino médio com a iniciação científica, porque não basta produzir conhecimento dentro da instituição, eles precisam disseminar estas informações e socializar estas descobertas. Os eventos de iniciação científica da Universidade de Marília vem atendendo este objetivo da disseminação dos resultados e beneficiando a sociedade”, ressalta.

Os trabalhos foram avaliados por banca de docentes especializados em cada curso, os quais escolheram os melhores da categoria oral e painel. “Todos os cursos de graduação e pós-graduação que participaram do Fórum foram premiados. Escolhemos os principais trabalhos e no último dia entregamos os prêmios. Além disso, este ano premiamos dois trabalhos que se destacaram com o tema ‘Sustentabilidade e Inovação’, com o primeiro e segundo lugar para os cursos de Engenharia Civil e Medicina Veterinária, respectivamente”, conta Walkiria Ferrer.

Os acadêmicos participantes lotaram o Anfiteatro da Reitoria para acompanhar a entrega da premiação. Uma das vencedora da categoria Doutorado em Direito foi Sandra Cristina Martins Nogueira Guilherme de Paula. Para ela, o Encontro foi uma oportunidade de aprender ainda mais. “Eu realizei o trabalho em conjunto com outra acadêmica e foi interessante porque juntamos as duas teses. Uma oportunidade para meu aprendizado, porque vi novos assuntos, discuti com outras pessoas e obtive outra visão, resultando no meu crescimento profissional”, ressalta.

Publicado por em 13 de novembro de 2019 | 227