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Normalização de Trabalhos Acadêmicos

O aperfeiçoamento das habilidades de argumentação e elaboração de textos é indispensável em um ambiente de estudo ou de trabalho. Entretanto, para apresentar um projeto de pesquisa, como discutido nas matérias anteriores, ou produzir um texto acadêmico não basta saber escrever corretamente ou debater de forma coerente aquilo que se propõe: é preciso compreender e aplicar as normas de elaboração de documentos. 

Portanto, a matéria de hoje tem como proposta apresentar informações gerais sobre as normas mais utilizadas no contexto acadêmico. 

Normas de elaboração de documentos

As normas para elaboração de documentos têm por objetivo facilitar/padronizar a comunicação científica, uma vez que facilita a pesquisa, a publicação e a troca de conhecimentos entre a comunidade acadêmica.
Ao finalizar a elaboração de um texto, damos início (ou mais atenção) à sua formatação e é nesse cenário que costumam surgir dúvidas a respeito de como o material deve ser normalizado e qual o padrão a ser utilizado.
Algumas Instituições de Ensino (e.g., USP) dispõem de diretrizes – baseadas em uma norma – para apresentação de trabalhos acadêmicos, dissertações e teses, cujo objetivo é auxiliar a estruturação e organização do material. 
Vamos conhecer, então, dois dos principais sistemas de normatização aplicados no Brasil.

Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

O sistema de normas mais popular – com uso restrito ao Brasil – é o da Agência Brasileira de Normas Técnicas,  a ABNT. Esse sistema é adotado em praticamente toda forma de produção científica nacional. Por isso, sua importância impede que seja ignorado por você graduando e (futuro) pesquisador.

A ABNT contempla diversos itens de um trabalho acadêmico, por exemplo,  regras para o formato do documento, citações e formatação de elementos Pré e Pós-Textuais (Figura 1).

Fonte: Pós-Graduando

Citações:

  • As citações apresentadas em um texto podem ser: direta, indireta ou citação de citação e cada uma possui características próprias de apresentação, saiba mais aqui;
  • você pode seguir o sistema de apresentação numérico ou “autor/data”: SOBRENOME, ano. Importante: (a) apenas um dos sistemas deve ser adotado no trabalho todo; (b) no sistema “autor/data” os autores são apresentados em ordem alfabética, em caixa alta e separados por “;” (e.g., ABREU; SILVA, 2007; VARGAS, 2001);
  •  Até 3 autores, todos devem ser indicados, separados por “;”. 
  • Com 4 ou mais autores: convém indicar todos. Permite-se que se indique apenas o primeiro, seguido da expressão et al. (em itálico na nova norma!)

Referências:

  • Formatação:Alinhadas à margem esquerda; Espaçamento de linhas simples (1,0) e um espaço simples (enter) em branco entre elas. Os destaques dos títulos podem ser: negritoitálico ou sublinhado.
  • Ordenação: você deverá seguir o sistema utilizado na citação (alfabético ou numérico). Cada tipo de trabalho (e.g., livro, capítulo de livro, artigo em periódico, trabalho acadêmico, etc) possui características próprias de apresentação e você pode obter informações detalhadas aqui.

Formatação geral: 

  • Papel formato A4;
  • Fonte tamanho 12 para o texto e menor para citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações e tabelas; 
  • Margem: esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2cm;
  • Espaçamento entre linhas: 1,5 para o texto. Exceções: Citações com mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas de ilustrações e tabelas: espaço simples (1,0). 

*Importante: mais informações podem ser obtidas aqui.

American Psychological Association (APA)

As normas APA compreendem diretrizes para um estilo de escrita e formatação de artigos de periódicos, não apresentando de forma específica normas para trabalhos acadêmicos, seguem o estilo da American Psychological Association – por esse motivo o nome e são amplamente utilizadas, principalmente pela área da Psicologia.
Assim como a ABNT, a norma APA também contempla diversos itens de um trabalho acadêmico (Figura 2).

Fonte: Diretrizes USP

Citações:

  • As citações apresentadas em um texto podem ser: direta, indireta ou citação de citação e cada uma possui características próprias de apresentação, saiba mais aqui;
  • você deve seguir o sistema de apresentação “autor/data”: Sobrenome, ano. Importante: os autores são apresentados em ordem alfabética, sem caixa alta (e.g., Abreu & Silva, 2007; Vargas, 2001);
  • Sobrenomes dos autores citados no texto: separados pela letra “e”, seguidos do ano de publicação entre parênteses;
  • Autores citados dentro de parênteses, devem vir separados por “&” seguido do ano;
  • A depender do número de autores, você deve citar todos ou colocar a expressão “et al.”. Veja a Figura 3 e para saber mais, clique aqui.
Fonte: Diretrizes USP

Referências:

  • O sistema utilizado pelas Normas APA é autor-data, isto é, o sobrenome do autor e o ano de publicação.
  • Formatação:justificadas; espaçamento de linhas simples (1,0) e um espaço simples (enter) em branco entre elas. 
  • Ordenação: você deverá seguir o sistema utilizado na citação (alfabético). Cada tipo de trabalho (e.g., livro, capítulo de livro, artigo em periódico, trabalho acadêmico, etc) possui características próprias de apresentação e você pode obter informações detalhadas aqui.

Formatação geral:
 

  • Papel formato A4;
  • Fonte Times New Roman, tamanho 12 para o texto e menor para citações com 40 ou mais palavras, notas de rodapé, paginação, ficha catalográfica, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas; 
  • Margem: esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2cm;
  • Espaçamento entre linhas: 1,5 para o texto. Exceções: Citações com mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas de ilustrações e tabelas: espaço simples (1,0). 

*Importante: mais informações podem ser obtidas aqui.

Como pode-se notar, normalizar um trabalho é uma tarefa árdua e, quase sempre, deixada para o final ou atribuída a terceiros. Porém, existem ferramentas que podem nos ajudar: os gerenciadores de referências.
Tais gerenciadores podem ser utilizados online ou instalados no computador e permitemcoletar, armazenar, gerenciar e citar as referências bibliográficas de forma automática e no estilo de citação escolhido. 
Vamos deixar aqui os nomes e endereços eletrônicos do gerenciadores mais conhecidos: 
1) EndNote Web – http://www.myendnoteweb.com  
2) Mendeley – http://www.mendeley.com
3) Reference Manager – http://www.refman.com/ 

Esperamos que essa matéria tenha esclarecido algumas de suas dúvidas. Na próxima vamos falar um pouco sobre os prazos.

Quer conhecer as outras matérias da Série Vida Acadêmica? Clique aqui.

Mapa criado pela autora.

Referências:

FUNARO, V. M. B. O. et al.Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: parte I (ABNT). São Paulo : SIBiUSP, 2016.  100p. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/111/95/491-1. Acesso em:  8 jul. 2019.
FUNARO, V. M. B. O. et alDiretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: parte II (APA). São Paulo : SIBiUSP, 2016.  89p. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/112/96/493-1. Acesso em:  8 jul. 2019.
PÓS-GRADUANDO. O que mudou na ABNT 6022 para publicações de artigos. 2019. Disponível em: https://posgraduando.com/mudou-na-abnt-6022-publicacoes/. Acesso em:  8 jul. 2019.
UNESP. Normalização de Trabalhos Acadêmicos (ABNT): Citação. Marília: Biblioteca da FFC, 2017. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Biblioteca/normalizacao-abnt-citacao-2017.pdf. Acesso em:  8 jul. 2019.
UNESP. Normalização de Trabalhos Acadêmicos (ABNT):Referências NBR 6023:2018. Marília: Biblioteca da FFC, 2019. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Biblioteca/normalizacao-abnt-referencias-2019.pdf. Acesso em:  8 jul. 2019.

Autora: Tâmara Lindau: Fonoaudióloga e Mestra em Fonoaudiologia – UNESP/Marília; Doutora em Psicologia – UFSCar/São Carlos; Graduanda em Psicologia – UNIMAR/Marília

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Publicado por em 15 de novembro de 2019 | 1.649

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