Unimar planta mais de 70 árvores nativas no encerramento do XIII Simpósio de Pesquisa de Iniciação Científica e o IX Encontro de Pós-Graduação

Os colaboradores da Universidade de Marília (Unimar) plantaram mais de 70 mudas de árvores nativas, criando mais um mini-bosque dentro do campus da Instituição. A ação foi realizada no encerramento do XIII Simpósio de Pesquisa de Iniciação Científica e o IX Encontro de Pós-Graduação em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

De acordo com a Coordenadora do Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão (Nipex) da Unimar, Walkíria Ferrer, o plantio foi uma novidade do Simpósio e realizado com muito sucesso. “Este ano o tema foi sustentabilidade, por isso resolvemos encerrar o evento deste ano com o plantio de árvores, contribuindo com o planeta. Convidamos os colaboradores da Unimar e foi um momento muito especial”, conta.

Os colaboradores plantaram mudas de angicos, cedidas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O responsável pela pasta, o egresso do curso de Medicina Veterinária, Ricardo Cavichioli Scaglion contou que foi um privilégio participar da ação. “É uma iniciativa fundamental e muito valorosa da Unimar. Eu atuo na área há 25 anos e sei da importância da pesquisa e a ação em prol ao meio ambiente. Acredito que o plantio fechou com chave de ouro todo este trabalho desenvolvido Simpósio”, ressalta.

As mudas foram plantadas com o auxílio dos acadêmicos do curso de Engenharia Agronômica da Unimar, os quais também ficarão responsáveis pelos cuidados e manutenção do mini-bosque. Para o coordenador do curso, o docente Ronan Gualberto, foi fantástico criar o espaço junto aos colegas de trabalho. “Nós sempre envolvemos os alunos nestes projetos, mas hoje estar com os nossos amigos na criação do bosque foi sensacional, dava pra ver a alegria de cada um em plantar uma muda”, conta.

Ainda segundo Ronan, o plantio deu início a mais um mini-bosque na Universidade. “Estas mudas de angicos vão criar um mini-bosque em uma das áreas de refúgio, já temos a de pau-brasil e jacarandá. Nós iremos cuidar com carinho e na prática vivenciar sustentabilidade”, complementa.

O Pró-reitor de Graduação, José Roberto Marques, participou do plantio. Para ele foi um momento muito alegre. “Realmente estou me sentindo muito feliz neste momento porque depois do sucesso que foi o Simpósio, com excelentes trabalhos de altíssima qualidade, que versou sobre a sustentabilidade, nós encerramos com o plantio de árvores, contribuindo com a sustentabilidade em um momento crítico do nosso planeta. Além disso, estamos dando o exemplo aos mais jovens”, enfatiza.

O XIII Simpósio de Pesquisa de Iniciação Científica e o IX Encontro de Pós-Graduação foi realizado durante três dias e reuniu mais de 800 pessoas entre acadêmicos da Unimar, de outras instituições de ensino superior e alunos do ensino médio, os quais apresentaram mais de 530 trabalhos. No último dia, além do plantio, houve a premiação dos trabalhos em que foram premiados trabalhos, na categoria oral e painel, de todos os cursos de graduação e pós-graduação.

Publicado por em 26 de novembro de 2019 | 238