Dia de Ação de Graças

Profa. Dra. Heloisa Helou Doca – Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Membro efetivo do Departamento de Relações Internacionais- DRI/UNIMAR e docente da Universidade de Marília.

O Dia de Ação de Graças, conhecido em inglês como Thanksgiving Day, é um feriado celebrado sobretudo nos Estados Unidos, no Canadá e nas ilhas do Caribe, observado como um dia de gratidão a Deus, com orações e festas, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano. Esta comemoração precede as festas natalinas, sendo celebrado na 4ª quinta-feira de novembro.

Essa data expressa a gratidão por todas as coisas boas que aconteceram ao longo do ano. Originalmente, a data decorria após a época das colheitas, justamente para agradecer a fartura da produção agrícola e teve início na época em que os colonizadores ingleses chegaram no Novo Mundo.

Assim, as famílias se reúnem em comemoração manifestando carinho e agradecimento. Ao lado do Natal e do Réveillon, o Dia de ação de Graças é um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos e do Canadá.

Curioso notar que este dia, que não está associado a nenhuma religião, se popularizou com o passar dos anos, sendo assim, comemorado por todos, independentemente do credo.

A tradição nos Estados Unidos e no Canadá é agradecer pelos bons momentos, reunir a família em um jantar em que é servido abóboras, tortas de maçãs e de nozes, cookies, batatas, molho de cranberry e o tradicional peru.

Nosso departamento de Relações Internacionais (DRI UNIMAR) comunga hoje deste espírito de gratidão, dando graças a tudo que conquistamos durante este ano, e elevamos nossos pensamentos à união dos povos, e à paz mundial.

Happy Thanksgiving Day!


Publicado por em 28 de novembro de 2019 | 590

Deixe um comentário

2 comentários.

  1. Audary disse:

    Gratidão é uma VIRTUDE. Que saibamos valorizar todo o bem que recebemos gratuitamente pelas dádivas de Deus.

  2. Audary disse:

    Gratidão é uma VIRTUDE. Que saibamos valorizar todo o bem que recebemos gratuitamente pelas dádivas de Deus. Muitos se lembram apenas de pedir. Poucos se lembram de agradecer. Paz e Bem.