“Aula da Saudade” emociona graduandos de Medicina Veterinária da Unimar

O curso de Medicina Veterinária da Universidade de Marília (Unimar) surpreendeu os graduandos com a realização da “Aula da Saudade”, que reuniu mais de 200 pessoas, entre pais e amigos, para celebrar o final de um importante ciclo, a graduação. A homenagem foi realizada no último dia de aula.

De acordo com o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Fábio Manhoso, a comemoração foi para celebrar a conquista dos acadêmicos. “Eu realmente estou muito feliz de ter proporcionado aos meus alunos este momento de acolhimento. Acredito que realmente foi um grande aprendizado, porque a construção profissional é feita na transparência, na honestidade, no carinho, no afeto e no amor. Tenho certeza que estes ingredientes cada um destes alunos recebeu nestes cinco anos de curso”, celebra.

Ainda segundo Fábio, era fundamental a presença dos pais e familiares, porque as conquistas só são completas se compartilhadas com quem amamos. “A família é o elo mais importante que temos, é nosso alicerce, e não haveria comemoração mais especial se não tivéssemos a presença dos pais neste momento de despedida e celebração. Nós quisemos mostrar a eles que dois elos não vão terminar, os familiares e os construídos na Universidade, porque aqui também se formou uma família. A ‘Aula da Saudade’ foi uma singela, mas profunda homenagem, a qual espero ficar cravada no coração destes acadêmicos”, ressalta.

A “Aula da Saudade” foi organizada em segredo pela Coordenação do curso e docentes. Os graduandos acreditaram que no último dia iriam participar de palestras motivacionais, mas na verdade receberam a linda homenagem com a participação dos pais. A graduanda Ananda Martins Olegário disse que não esperava por este momento em seu último dia como acadêmica de Medicina Veterinária.

“Hoje está sendo um misto de emoções, eu realmente não esperava por isso, achamos que passaríamos por palestra que nos apoiaria no futuro e que no máximo os professores estariam aqui para nos recepcionar, nos dariam um abraço e comemoraríamos juntos. Mas, começou estranho, pediram para que a gente viesse para cá com as mãos dadas e quando chegamos vimos tudo lotado e reconhecemos nossos pais e membros das nossas famílias que nunca imaginávamos que estariam aqui, foi uma emoção muito grande”, conta.

Para Ananda, mais do que celebrar, a homenagem foi uma oportunidade de agradecer a todos por estes anos de graduação. “O sentimento é de gratidão por ter conseguido chegar ao final, com tanta luta, mas com muitos momentos muito felizes. Nós nos apoiamos muito e encontramos na Unimar este apoio também, porque aqui é a nossa segunda casa. Muitas vezes passamos mais tempo aqui, estudando, do que em nosso lar. Foi muito bom ter a oportunidade de estudar na minha cidade, com o apoio da minha família e receber a melhor qualificação”, comemora.

A Silvia Vieira Martins, mãe da acadêmica Ananda, estava emocionada e orgulhosa pela filha. “É muito gratificante e muito gostoso viver este momento, passa um filme pela cabeça e

lembro dela pequena e todos os momentos em que a orientamos para que ela encontrasse um bom caminho, estou muito feliz por este momento”, conta.

Ainda segundo a Silvia, a Unimar fechou com chave de ouro o ciclo da graduação. “Achei muito bonito o que a Universidade de Marília proporcionou para nós pais e para os alunos. Foi um momento único de realização, minha filha como profissional e eu como mãe, e a gente fica muito feliz em saber que encaminhamos e realizamos os sonhos dos nossos filhos”, celebra.

Os graduandos do curso de Medicina Veterinária da Unimar agora retornam à Universidade de Marília no mês de janeiro para a Colação de Grau.

Publicado por em 16 de dezembro de 2019 | 698