Pesquisa Científica de acadêmicas do curso de Administração da Unimar será publicado em revista internacional

Artigo científico realizado por grupo de acadêmicas do curso de Administração da Universidade de Marília (Unimar) será publicado na revista cubana, Acimed. O trabalho apresenta dados sobre a “Ansiedade informacional no contexto da saúde do trabalhador em micro e pequenas empresas: como o uso estratégico do processo de gestão de pessoas pode minimizar esse comportamento”.

O trabalho foi desenvolvido pelas acadêmicas Daisy Souza Martins, Gabriela Balarin de Oliveira e Beatriz Cristina Maranho, por meio do Grupo Organizações de Competitividade e Inovação. De acordo com a Daisy, está sendo maravilhoso este amplo reconhecimento pelo artigo. “Estou orgulhosa em saber que meu trabalho, desenvolvido com minhas amigas, será publicado em uma revista cubana sobre saúde, porque não estamos apenas falando de gestão e sim do bem estar dos colaboradores”, conta.

Ainda segundo Daisy, a pesquisa ainda não está finalizada. “Nosso trabalho é referente a ansiedade informacional das micro e pequenas empresas e estamos na fase da pesquisa de campo, buscando qualificar ainda mais este trabalho. Estamos desenvolvendo este trabalho desde o começo do ano, foram várias modificações até chegar ao resultado, que gerou novos modelos da gestão de funcionários. É muito gratificante saber que agora ele é internacional”, conta.

As acadêmicas integram o grupo de pesquisa Organizações de Competitividade e Inovação, que analisa o reflexo da gestão em variados segmentos. Segundo o Coordenador do Grupo, o docente Carlos Francisco Bitencourt Jorge, a equipe engloba alunos da graduação, pós-graduação e docentes pesquisadores da Unimar.

“A ideia é pegar o maior número de docentes com competências diversas e aproveitar estes conhecimentos para o aprimoramento da gestão em nossos acadêmicos. Desde o começo do ano, quando fundamos o grupo, vários trabalhos foram realizados e apresentados em Congressos. Agora, um deles sendo publicado”, conta.

A pesquisa foi desenvolvida também com a orientação da docente do curso de Psicologia da Unimar, Karla Cristina Rocha Ribeiro. Ela conta que trabalhou com as acadêmicas o conhecimento sobre a gestão de pessoas na visão da psicologia. “Eu quero que elas utilizem a gestão como uma ferramenta inovadora que faz pensar as questões do mundo do trabalho. Neste caso específico, estamos pensando sobre a ansiedade da informação e vamos dar a conta de entender a partir da visão do trabalhador, como ele se posiciona diante de um mundo cujo excesso de informação por muitas vezes faz parte da rotina de trabalho, mas também sendo aquilo que o adoece”, explica.

Para Karla, integrar vários cursos é lançar vários olhares a um tema. “Ligando os cursos temos visões diferentes e esta complexidade vai fazer pensar sobre a diversidade no mundo do trabalho que envolve a administração, o marketing e psicologia. Além disso, esta integração vai funcionar como uma semente ao nosso mestrado”, ressalta.

O envolvimento de docentes de outros cursos, como psicologia e publicidade e propaganda, além dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, agrega ainda mais qualidade às pesquisas científicas. “O papel da instituição de ensino é congregar conhecimento. O grupo de pesquisa de gestão tem este foco, por isso trouxemos docentes da psicologia, da publicidade, e muitos outros, para que juntos possamos contribuir e produzir conhecimento com foco na gestão”, explica Carlos Francisco Bitencourt Jorge.

A publicação em revista internacional é o segundo grande feito das acadêmicas neste ano. Elas conquistaram a segunda colocação no Congresso Internacional Prêmio Professor Sérgio Ecorsim, realizado na cidade de Ponta Grossa. O evento é considerado o mais importante da categoria na América Latina.

Publicado por em 16 de dezembro de 2019 | 294