Finanças Pessoais – Perguntas e Respostas


No nosso terceiro vídeo sobre planejamento financeiro pessoal, o Consultor Financeiro José Vieira do Nascimento Neto conversa com a Coordenadora Ana Lívia Cazane sobre caminhos e possibilidade quando o assunto é dinheiro!

Sabemos que a base de uma boa gestão financeira é o controle, por isso o fluxo de caixa é tão importante. Para facilitar esse processo, a principal dica é que ele seja facilmente visível e de acesso rápido.

Hoje, vários aplicativos já executam muito bem esse tipo de gestão, como o “Guia Bolso” e o “Minhas Economias”, que funcionam de forma integrada com os extratos bancários, evitando assim que seja necessário lançar todas as entradas e saídas de dinheiro manualmente.

Além disso, a discussão avança para o assunto “poupança” e “liquidez”. Nesse quesito a dica é dividir o planejamento em curto, médio e longo prazo. A reserva de curto prazo é a reserva de emergência, por isso ela precisa ter liquidez, podendo ser utilizada, por exemplo, num momento de recolocação profissional.


Por outro lado, a reserva financeira de longo prazo é pensada para atender nossas necessidades no momento de aposentadoria, ou seja, não precisa de liquidez imediata. Por fim, para a reserva de médio prazo, de acordo com o perfil pessoal, podemos decidir entre aplicações em renda fixa e variável, por exemplo.

Consultor Financeiro José Vieira do Nascimento Neto – especialista em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Professor convidado do curso de Gestão Financeira da UNIMAR EAD

Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
lynda course free download
download micromax firmware
Download Nulled WordPress Themes
udemy course download free

Publicado por em 19 de dezembro de 2019 | 569

Deixe um comentário

1 comentário.

  1. Adriana disse:

    Esses cursos são pagos ?