Mestrado Interdisciplinar na Área da Saúde

Unimar está com inscrições abertas para Mestrado Interdisciplinar na área da saúde em Interações Estruturais e Funcionais na Reabilitação

As inscrições para o processo seletivo do Programa de Mestrado Interdisciplinar na área da saúde em Interações Estruturais e Funcionais na Reabilitação da Universidade de Marília (Unimar) seguem abertas até o dia 7 de fevereiro. São ofertadas 15 vagas e podem cursar profissionais da área da saúde, os quais poderão atuar em duas linhas de pesquisa.

De acordo com o Coordenador do Programa de Mestrado em Interações Estruturais e Funcionais na Reabilitação, Rogério Leone Buchaim, o objetivo é formar profissionais com habilidades específicas e com uma visão multidisciplinar. “O Mestrado tem como público alvo todos os profissionais que atuam na área da saúde, entre eles, médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos, farmacêuticos, biomédicos, ortodontistas e fonoaudiólogos. O diferencial está nesta interação, porque formamos especialistas que se complementam no processo de reabilitação do paciente, já que serão preparados para atuar em qualquer tipo de patologia”, explica.

Ainda segundo o Rogério, o Projeto foi elaborado a partir da vocação da instituição na área da saúde. “A Universidade possui as características essenciais para a formação de excelentes profissionais, que reúne especializado corpo docente e equipados laboratórios de anatomia, fisiologia, farmacologia e práticas. Além de metodologias inovadoras que beneficiam as crianças atendidas pelo Projeto Amor de Criança, inclusa do Programa de Mestrado”, ressalta.

Coordenador do Programa de Mestrado Interdisciplinar na área da saúde, Rogério Buchaim

As inscrições podem ser realizadas através do site https://portal.unimar.br/pos/mestrado. O processo seletivo será realizado no dia 14 de fevereiro, sendo às 09h a prova escrita dissertativa e às 14h a entrevista. O Resultado Final do Processo de Seleção será publicado no dia 18 de fevereiro de 2020. Os pós-graduandos poderão optar em duas linhas de pesquisa, o que dá a possibilidade de oferecer as condições necessárias à reflexão da temática que comanda o programa, a partir de sua área de concentração. As linhas são:

Linha 1 – Reabilitação do Sistema Estomatognático.

  • Visão multidisciplinar e interdisciplinar de atuação no diagnóstico, envolvendo aspectos das ciências básicas e clínicas das patologias e meios de recuperação da saúde do sistema estomatognático, proporcionando as interações estruturais e funcionais na reabilitação de uma região anotamo funcional que engloba estruturas da cabeça, face e pescoço e que compreende estruturas ósseas, dentárias, musculares, glandulares, nervosas e articulares, envolvidas com a função da cavidade bucal, contextualizando-a com o corpo humano como um todo.

Linha 2 – Arquitetura, estrutura e suas relações com a reabilitação funcional.

  • Estudo para o conhecimento das bases anatômicas macroscópicas e microscópicas que constituem os órgãos e sistemas orgânicos, além das condições bioquímicas, farmacológicas e fisiológicas, importantes para o correto diagnóstico e tratamento das doenças visando a reabilitação. Por meio de metodologias ativas de ensino e também através de pesquisas translacionais, a associação das ciências básicas com as clínicas de diversos docentes e pesquisadores da presente proposta permitirá uma visão multifacetada do processo de reabilitação.

A Unimar integra o grupo de excelência do Ministério da Educação (MEC) e possui qualidade comprovada pelos mais importantes índices de avaliação de ensino. Importante conquista que reafirmou a qualidade ofertada, foi a aprovação do Programa de Mestrado Interdisciplinar, um dos 14 programas autorizados pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), dos 154 pedidos protocolados.

Mais informações também podem ser obtidas através dos telefones 14 2105-4000 ou 2105-4099 ou através do site https://portal.unimar.br/pos/mestrado/reabilitacao/


Publicado por em 21 de janeiro de 2020 | 730

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!