Robôs, eles chegaram para ficar! De Tóquio ao Brasil.

Esse não é um post sobre robôs que se rebelaram contra a raça humana e querem dominar o mundo. É sobre as possibilidades que as novas tecnologias trouxeram para a nossa rotina.

Criados a partir da necessidade industrial e caracterizados como dispositivos ou grupos, eletromecânicos, foram desenvolvidos para suprir e realizar trabalhos de maneira autônoma ou pré-programada. De fato, eles vêm surpreendendo as expectativas, considerando que em 2020 as Olimpíadas de Tóquio, contarão com uma equipe formada por robôs.

Isso mesmo, robôs!

Nos jogos deste ano, o líder do projeto de robôs da Olimpíada, Hirohisa Hirukawa, garante que o evento não contará somente com competições esportivas, mas também, com robôs oferecendo suporte humano e entretenimento durante todo o evento. Através de uma parceria entre a Toyota e o Comitê Organizador, houve o investimento no projeto para destacar a inovação tecnológica. 

Afinal, pelo que exatamente os robôs serão responsáveis?

As mascotes do evento serão responsáveis pela recepção e entretenimento do público.

Conheça um pouco sobre eles:

  • Miraitowa, que significa uma junção das palavras japonesas mirai (futuro) e towa (eternidade)
  • Someity, (pronuncia-se soh-may-tee), que é uma derivação de um tipo de flor de cerejeiras

Enquanto, o T-HR3, tem como foco o trabalho, reproduzir movimentos dos robôs mascotes, para as pessoas em locais fora da arena. Já o HSR E DSR, darão assistência para as pessoas com necessidades especiais, como, por exemplo, entrega de comida e bebida aos espectadores que solicitarem seus pedidos por um tablet específico. Por fim, e não menos importante, o FRS, robô que aparecerá nos eventos esportivos, como lançamento de dardo e arremesso de peso, ajudando a mover os equipamentos.

No entanto, não precisamos ir longe para ver de perto a tecnologia através de robôs. No Brasil, há hospitais que também já contam com o uso da inteligência, tanto para o atendimento dos pacientes, como cirurgias.

Os robôs possuem um sistema de áudio e vídeo, possibilitando a comunicação entre médico e paciente, caracterizando como uma consulta quando necessário. No caso de cirurgias, esses robôs possuem um sistema de controle à distância, viabilizando o controle dos movimentos cirúrgicos do médico. As possibilidades também se estendem no relacionamento de paciente e suas famílias, em casos de internação longas, em que os robôs são utilizados para conectar os familiares.   

Seja nas arenas ou nos hospitais, em Tóquio, no Brasil ou em outro lugar do mundo, a tecnologia cada dia mais favorece a vida humana através dos robôs.

Gostou do tema deste post? Deixe seu comentário e sugestões.

Para saber mais sobre as mascotes clique aqui.


Publicado por em 14 de fevereiro de 2020 | 728

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!