Unimar investe em inovação e adquire três usinas fotovoltaicas

O ano de 2020 chegou e os investimentos de inovação e sustentabilidade na Universidade de Marília (Unimar) não param. A Instituição acaba de adquirir três usinas fotovoltaicas que serão responsáveis por captar a radiação do sol e transformá-la em energia para utilização nas atividades diárias. Os estudantes terão a oportunidade de participar de todo o processo de implantação.

De acordo com o Pró-Reitor Administrativo da Unimar, Marco Antonio Teixeira o projeto, que foi elaborado em parceria com a Canadian Solar, terá condições de produzir mais de 3,25 megawatts pico (Mwp) e será instalado próximo à Arena de Eventos. “Temos um compromisso muito grande com a sustentabilidade e chegou a hora de gerarmos energia limpa e sermos a única instituição de ensino de Marília a operar essa inovação”, comenta.

O Pró-Reitor explica que a maior usina terá capacidade de gerar 1,8 Mwp para utilização na Universidade, enquanto outra de 1,45 Mwp será para produção e fornecimento de energia ao Hospital Beneficente Unimar e uma terceira, com dois Kits de 6 kilowatt pico (Kwp), será disponibilizada para uso experimental dos acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação, incluindo Engenharias e Arquitetura e Urbanismo.

Os estudantes da Universidade, inclusive, serão peça chave na implantação do projeto. Juntos com a equipe da Canadian Solar, terão a oportunidade de participar das etapas de construção e instalação dos painéis fotovoltaicos que deve levar de 7 a 8 meses. A perspectiva é que o retorno do investimento aconteça em até cinco anos.

O Presidente da Canadian América Latina, Hugo Albuquerque, destacou a construção de um Centro de Referência na Unimar para a capacitação de profissionais. “Vamos construir um laboratório qualificado para criação e um Polo concentrado de ensino, onde ensinaremos todos os processos de instalação de usina fotovoltaica, não apenas para os acadêmicos, mas para todos profissionais que desejam atuar com a energia solar. Para isso, disponibilizaremos um profissional experiente para o treinamento com foco em um setor que cresce cada vez mais no país. Levando os melhores alunos para estágios nas indústrias e no exterior, com visita na fábrica na China”, ressalta.

Segundo a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, a possibilidade de inclusão dos acadêmicos no projeto foi decisiva para o investimento. “A construção das usinas vem ao encontro com características muito valorizadas em nossa instituição: inovação, sustentabilidade e metodologias inovadoras. Além de produzir energia limpa, proporcionar ao nosso aluno essa experiência é o que nos motiva”, ressalta.

Fernanda afirma que as usinas serão parte importante do chamado “Campus Inteligente”. “Estamos, constantemente, repensando os métodos educacionais, mas também tudo que possa ter relação com nosso ambiente físico e o contexto de convivência. Desta forma, investir em tecnologias de ponta, conectar dispositivos, aplicativos e pessoas irá possibilitar experiências novas e cada vez mais eficiência operacional e em nossos serviços, além de tornar o Campus Unimar ainda mais ‘inteligente’”, explica.

O Coordenador dos cursos de Engenharias da Unimar, Tercílio Coutinho, este Centro de Formação será um grande diferencial para o currículo, porque é uma novidade que está em expansão. “Os kits voltados ao estudo serão fundamentais para ajudar a desenvolver na prática a tecnologia inovadora que está em ascensão. Eles terão um contato direto com as técnicas e as dificuldades da instalação, assim abrindo portas para este campo profissional”, detalha.

Para o Gerente Sênior da Canadian Solar, Jean Tremura, a eletricidade se tornou vital para o desenvolvimento da sociedade, e a medida que há progresso, naturalmente haverá maior demanda

por energia elétrica. “Tornar a matriz energética cada vez mais limpa é uma obrigação e um compromisso mundial. A Universidade é a maior formadora de opinião e mostra aos alunos e a sociedade sua preocupação e posicionamento ambiental diante das questões energéticas mundiais”, detalha.

Ainda segundo Jean, além de abastecer o Campus da Universidade e o Hospital Beneficente Unimar, a usina terá importante papel para a formação acadêmica. “Nós iremos disponibilizar um sistema para ser montado no Laboratório de Engenharia da Universidade e ali, ministraremos treinamentos sobre todos os processos de montagem de uma usina fotovoltaica”, conta.

Parceiros da Unimar, a Dilucs Solar e a Sicoob Credicitrus participaram da idealização e viabilização do projeto. Para Carlos Roberto Nascimento, proprietário da Dilucs e representante da Canadian, a iniciativa da instalação demonstra a preocupação da Unimar com o meio ambiente e o aperfeiçoamento dos acadêmicos. O processo de construção das usinas fotovoltaicas da Unimar terá início nas próximas semanas.

Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy paid course free download
download redmi firmware
Download WordPress Themes Free
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=

Publicado por em 17 de fevereiro de 2020 | 1.340

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!