Carnagalo Unimar levou diversão e aprendizado aos acadêmicos

A Universidade de Marília (Unimar) realizou o Carnagalo 2020, uma atividade prática idealizada pelo curso de Publicidade e Propaganda e realizada em parceria com as turmas de Nutrição, Educação Física e Fisioterapia. Os acadêmicos de todos os termos participaram, criando paródias envolvendo as disciplinas de cada graduação.

De acordo com a Coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Débora Massarollo Ottoboni, o Carnagalo é uma atividade que faz parte das metodologias ativa dos cursos. “O carnaval é uma data bastante explorada pelo comércio, casas de evento e grandes marcas, por isso é importante que o profissional de comunicação conheça e, desde já, criem atividades que envolvam a data. Outro fator importante, é o exercício de interação e criatividade, onde estão envolvidos acadêmicos do primeiro ao quinto termo que juntos criaram as paródias, pensaram nas fantasias e nas performances. ”, explica.

Ainda de acordo com a Débora Massarollo, a atividade colocou os acadêmicos em contato com a realidade profissional, ensinando-os a trabalhar em equipe. “É uma união importante porque eles aprenderam a se organizar para criar a música, entendendo que sozinho não se faz nada. Muitos destes acadêmicos nem ao menos se conheciam e criaram músicas maravilhosas e estimularam a criatividade, que é fundamental em qualquer profissão”, afirma.

O curso de Publicidade e Propaganda idealizou o projeto em 2019, envolvendo os acadêmicos da graduação. Este ano, o evento ganhou a parceria dos cursos de Nutrição, Educação Física e Fisioterapia. Para os alunos, a interação entre as turmas e termos foi muito importante para o desenvolvimento da carreira e integração na Universidade.

Para a acadêmica do curso de Publicidade e Propaganda, Rafaela Ruy, participar do Carnagalo a desafiou a estimular a criatividade com um tema tão importante que é o carnaval. “O fato de termos a tarefa de criar uma paródia de uma marchinha de Carnaval fez com que trabalhassemos não só a nossas habilidades de redação e cooperação, como também fez com que acadêmicos que nunca tiveram contato com a música pudessem desenvolver esse lado, porque é mais do que palavras, envolve ritmo, melodia e harmonia, elementos importantes para nossa futura carreira. Além disso, trabalhamos com temas sociais importantes para nosso desenvolvimento como publicitários e seres humanos” enfatiza.

Segundo a acadêmica ingressante do curso de Nutrição, Adriana Rodrigues, ter a oportunidade de interagir com os demais acadêmicos e conhecer outros cursos foi único. “Eu gostei muito desta interação entre todas as turmas. Foi importante pra mim, que estou iniciando na graduação, poder me enturmar com os demais termos, porque precisamos ficar unidos e organizados para fazer a música. Além disso, o evento deixou o ambiente ainda mais alegre, estamos fantasiados e nos divertindo, e é sempre um privilégio estar participando em atividades na Unimar”, comemora.

Publicado por em 27 de fevereiro de 2020 | 441