Unimar tem a primeira mulher a receber o título de doutora em Direito

A mineira Sinara Lacerda Andrade foi a primeira mulher a conquistar o título de doutora em Direito pela Universidade de Marília (Unimar), por meio do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD Unimar). Sinara Andrade estudou a perspectiva cultural dos países subdesenvolvidos no contexto da globalização econômica, as consequências da mundialização e os mecanismos jurídicos aptos a promoverem e tutelarem o patrimônio cultural local.

Formada em Direito pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), a pesquisadora cursou o mestrado em Direito da Unimar, e logo após concluir o mestrado, foi selecionada pelo programa para o doutorado. Segundo Sinara, a Unimar mudou o rumo da sua vida e ser a primeira mulher do programa a receber o título foi um momento na sua vida acadêmica de muita responsabilidade.

“É muito representativo ser a primeira mulher doutora da Unimar, pois a sociedade e a própria academia têm uma dívida histórica para com as mulheres. Porque o desafio para nós é sempre maior e mais penoso, pois na corrida da vida, a nossa linha de largada é sempre atrás dos homens, seja por causa do casamento, filhos ou do próprio mercado de trabalho. Mas a Unimar é um IES que sempre incentivou o pioneirismo feminino, tanto que tem mulheres fantásticas em papéis de destaque na IES, seja na pró-reitoria, na coordenação do curso de Direito e até na ONU”, ressalta a pesquisadora.

A pesquisa da tese de doutorado intitulada “Crescimento Global e Inculturação: A Promoção da Identidade Cultural como Garantia do Direito ao Desenvolvimento” contou com a orientação da professora Dra. Mariana Santiago. “O estudo da temática cultural nasceu do paradoxo existente entre a ineficácia da legislação para a promoção do desenvolvimento cultural e a incessante busca social por mais Estado e mais leis, mesmo que ainda inefetivas”, explica a doutora Sinara Andrade.

O coordenador do PPGD Unimar, professor Dr. Jonathan Vita comentou sobre a qualidade da tese de doutorado defendida pela primeira mulher do programa a receber o título de doutora. “O nível da tese da doutora Sinara mostra o amadurecimento institucional da Unimar no campo da pesquisa. No PPGD Unimar, as mulheres já ocupam posição de destaque na área de pesquisa, estamos na vanguarda o que representa orgulho para a Universidade”, ressalta o professor Jonathan.

A banca avaliadora da tese foi composta pelo professor Dr. Gonzalo Levi Obregón Salinas (Universidade Nacional Autônoma do México) por vídeo conferência, e pelas professoras doutoras Roberta Cristina Paganini Toledo (Universidade Paulista – UNIP), Marina Ribeiro Santiago, Jussara Suzi Assis Borges Nasser Ferreira, Walkiria Martinez Heinrich Ferrer e Jonathan Barros Vita, todos do PPGD Unimar.

udemy free download
download intex firmware