Unimar tem a primeira mulher a receber o título de doutora em Direito

A mineira Sinara Lacerda Andrade foi a primeira mulher a conquistar o título de doutora em Direito pela Universidade de Marília (Unimar), por meio do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD Unimar). Sinara Andrade estudou a perspectiva cultural dos países subdesenvolvidos no contexto da globalização econômica, as consequências da mundialização e os mecanismos jurídicos aptos a promoverem e tutelarem o patrimônio cultural local.

Formada em Direito pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), a pesquisadora cursou o mestrado em Direito da Unimar, e logo após concluir o mestrado, foi selecionada pelo programa para o doutorado. Segundo Sinara, a Unimar mudou o rumo da sua vida e ser a primeira mulher do programa a receber o título foi um momento na sua vida acadêmica de muita responsabilidade.

“É muito representativo ser a primeira mulher doutora da Unimar, pois a sociedade e a própria academia têm uma dívida histórica para com as mulheres. Porque o desafio para nós é sempre maior e mais penoso, pois na corrida da vida, a nossa linha de largada é sempre atrás dos homens, seja por causa do casamento, filhos ou do próprio mercado de trabalho. Mas a Unimar é um IES que sempre incentivou o pioneirismo feminino, tanto que tem mulheres fantásticas em papéis de destaque na IES, seja na pró-reitoria, na coordenação do curso de Direito e até na ONU”, ressalta a pesquisadora.

A pesquisa da tese de doutorado intitulada “Crescimento Global e Inculturação: A Promoção da Identidade Cultural como Garantia do Direito ao Desenvolvimento” contou com a orientação da professora Dra. Mariana Santiago. “O estudo da temática cultural nasceu do paradoxo existente entre a ineficácia da legislação para a promoção do desenvolvimento cultural e a incessante busca social por mais Estado e mais leis, mesmo que ainda inefetivas”, explica a doutora Sinara Andrade.

O coordenador do PPGD Unimar, professor Dr. Jonathan Vita comentou sobre a qualidade da tese de doutorado defendida pela primeira mulher do programa a receber o título de doutora. “O nível da tese da doutora Sinara mostra o amadurecimento institucional da Unimar no campo da pesquisa. No PPGD Unimar, as mulheres já ocupam posição de destaque na área de pesquisa, estamos na vanguarda o que representa orgulho para a Universidade”, ressalta o professor Jonathan.

A banca avaliadora da tese foi composta pelo professor Dr. Gonzalo Levi Obregón Salinas (Universidade Nacional Autônoma do México) por vídeo conferência, e pelas professoras doutoras Roberta Cristina Paganini Toledo (Universidade Paulista – UNIP), Marina Ribeiro Santiago, Jussara Suzi Assis Borges Nasser Ferreira, Walkiria Martinez Heinrich Ferrer e Jonathan Barros Vita, todos do PPGD Unimar.

Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
udemy free download
download intex firmware
Premium WordPress Themes Download
free download udemy course

Publicado por em 27 de fevereiro de 2020 | 1.022

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!