Pró-reitora da UNIMAR defende Tese de Doutorado em Educação

A professora Fernanda Mesquita Serva, pró-reitora de pesquisa, pós-graduação e ação comunitária da UNIMAR- Universidade de Marília, defendeu no dia 27 de fevereiro sua tese de doutorado na área da educação no Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP- Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

O trabalho intitulado “O ensino superior no Brasil: um estudo sobre a política de curricularização da extensão universitária” foi defendido como requisito obrigatório para obtenção de título de doutora pela profa. Fernanda e aprovado, com muitos elogios e recomendação de publicação pelo ineditismo e aprofundamento do tema abordado.

A tese teve como orientador o Prof. Dr. Carlos da Fonseca Brandão, professor titular do Programa, na linha de pesquisa “Políticas Educacionais, Gestão de Sistemas e Organizações, Trabalho e Movimentos Sociais”, visando contribuir para o debate acadêmico sobre a política de curricularização da extensão universitária nas universidades brasileiras e as possibilidades de um currículo mais dinâmico, próximo à comunidade em que a universidade está inserida.

Também fizeram parte da banca, presidida pelo orientador Prof. Dr. Carlos da Fonseca Brandão da UNESP, o Prof. Dr. Alonso Bezerra de Carvalho, o Dr. Júlio César Torres, também da UNESP, a Profa. Dra. Andréia Melanda Chirinéa, da USC e a Profa. Dra. Sônia Regina Mendes dos Santos, da Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro.

A Profa. Dra. Sônia Regina Mendes dos Santos atualmente ocupa a presidência nacional do Fórum de Extensão das IES particulares e destacou a importância e relevância da pesquisa apresentada, disponibilizando inclusive espaços importantes para publicação de resultados da tese da Profa. Fernanda Mesquita Serva.

A professora Fernanda destaca que sua vivência profissional gerou inquietações, em especial com a ausência de uma política pública de valorização da extensão universitária, bem como a falta de indicadores de avaliação das atividades de extensão universitária nos Instrumentos do INEP, motivos dentre outros, fizeram com que ela iniciasse sua pesquisa ao lado de seu orientador.

“A UNIMAR foi minha inspiração, pois eram e são realizados dezenas de programas e projetos de extensão por todos cursos de graduação e pós-graduação. A Extensão da UNIMAR, ao lado da Pesquisa e do Ensino transformam a comunidade acadêmica e sociedade diariamente”, destaca Fernanda.

Através do estudo aprofundado, é possível afirmar que a extensão universitária é uma oportunidade para a universidade gerar “conhecimento pluriversitário”, ou seja um conhecimento que se apresente mais conectado com a realidade, com um currículo mais dinâmico na Universidade, que permita que os envolvidos vivenciem algo diferenciado no processo do ensino e aprendizagem, gerando uma mudança na vida pessoal e profissional dos alunos.

Publicado por em 8 de março de 2020 | 933