Direito Unimar: Artigo científico de docente em parceria com egressa é publicado em periódico dos Estados Unidos da América

O artigo científico “A privatização dos presídios e a crise do sistema prisional” desenvolvido em conjunto pelo professor Doutor em Direito Ewerton Ricardo Messias e a bacharel em Direito Gabriella Argenta Gomes de Moraes, egressos da Universidade de Marília (Unimar), foi publicado no Journal of Forensic, Legal & Investigative Sciences, periódico internacional voltado a pesquisas das ciências judiciárias.

De acordo com Ewerton, o artigo faz uma análise sobre os problemas do sistema prisional brasileiro. “Nosso estudo apresenta a falência deste sistema e a realização da privatização ou da terceirização dos presídios como forma de eventual solução. Em conclusão, a pesquisa científica apontou para a inconstitucionalidade da privatização e para a constitucionalidade da terceirização dos presídios, entendida, esta última, como um meio eficiente para resolver a ineficácia e a ineficiência do Estado, visando propiciar uma maior dignidade aos apenados com uma possível redução de custos aos cofres públicos”, explica.

O professor Ewerton foi o primeiro aprovado no Programa de Doutorado em Direito pela Universidade de Marília, com a tese intitulada “Mitigação da Tríplice Responsabilidade Ambiental: A combinação da Avaliação Ambiental Estratégica com a gestão de sustentabilidade das empresas no Brasil”, orientado pelo professor Dr. Jefferson Aparecido Dias, que buscou investigar o Direito Ambiental no âmbito do sistema jurídico e a importância da gestão de risco na atividade empresarial.

Ainda segundo Messias, a publicação de artigo em periódico norte-americano é uma vitória. “Estou orgulhoso por tal feito. É muito difícil publicar em revista norte-americana com extrato mais alto da capes em qualificação, ainda mais com uma bacharel em Direito. Isso porque, periódicos dos Estados Unidos em via de regra não aprovam artigos científicos em que os autores sejam menos que mestre. A nossa publicação foi uma conquista enorme”, comemora.

A Bacharel em Direito, Gabriela Argenta, que participou em conjunto da pesquisa descreveu a felicidade de ter participado. “Me sinto realizada e grata por ter participado desta pesquisa. Realizada por ter obtido êxito em escrever sobre um tema de grande relevância na atualidade e que vem sendo amplamente discutido entre pesquisadores. Grata por ter tido a oportunidade de produzi-la junto a um professor pelo qual tenho imensa admiração”, ressalta.

“Esta publicação internacional demonstra a maturidade e a qualidade da pesquisa científica realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unimar”, enfatiza Dr. Ewerton.

O artigo científico encontra-se disponível gratuitamente no site www.heraldopenaccess.us/journals/journal-of-forensic-legal-investigative-sciences.

Publicado por em 10 de março de 2020 | 1.403