Curso de Medicina Veterinária da Unimar esclarece a relação dos pets com o Covid-19

O curso de Medicina Veterinária da Universidade de Marília (Unimar) esclareceu a relação entre a Pandemia do novo Covid-19 e os animais domésticos, após a onda de abandono causada por pessoas que entraram em pânico por causa da doença. O debate foi realizado através de videoconferência aberta ao público na página oficial através do facebook. 

A docente Cláudia Repetti falou sobre as principais diferenças de ambos os vírus. Segundo a especialista, os cães e gatos são acometidos pela Coronavirose que não é o mesmo vírus Covid-19. “O gênero que infecta esses pets é o Alphacoronavirus e o que adoece o humano é o Betacoronavírus, com características completamente diferentes. Porém, não são transmitidos à população”, ressalta. 

De acordo com o Coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar, Fábio Manhoso, o objetivo foi levar informações corretas aos proprietários de animais. “O Coronavírus não é uma zoonose, ou seja, não transmite às pessoas. Muitos estavam abandonando os animais e isso é uma atitude inaceitável.”, explica. 

Ainda segundo a docente, são vírus que fazem parte da mesma cadeia, mas que provocam até mesmo sintomas diferentes. “O Covid-19 gera sintomas similares a gripe. Já a Coronavirose provoca nos animais diarreia e infecções. O vírus nos cães se aloja na mucosa do intestino e os sintomas são semelhantes a virose humana, com duração de 3 a 5 dias. Nos gatos, a situação se torna mais grave por provocar a infecção no tórax e abdômen, podendo levar a morte”, orienta. 

Outra questão que vem sendo levantada pela população é a vacina existente à Coronavirose que é destinada aos pets. Nos últimos dias, pessoas buscaram por ela como tentativa de imunização. “Para os pets há vacina contra a Coronavirose, que é a polivalente aplicada no animal, ainda quando filhote e repetida anualmente para proteção. Esta vacina se aplicada nos humanos não irá gerar anticorpos e, o mais perigoso, não sabemos os efeitos colaterais”, esclarece.   

O Coordenador do curso de Medicina Veterinária ressalta que não devemos nunca abandonar nossos animais. “Precisamos praticar a adoção consciente. É um momento de união, deixar de olhar apenas para si e olhar para os lados. Aproveitar para resgatar os valores perdidos no tempo e ajudar aqueles que mais necessitem. Animais não são transmissores do Coronavírus”, finaliza Fábio.  

Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
udemy course download free
download huawei firmware
Download Premium WordPress Themes Free
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=

Publicado por em 30 de março de 2020 | 323

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!