COMUNICADO 3 UNIMAR – COVID-19 – Cursos da Saúde

Aos acadêmicos dos Cursos de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia na UNIMAR,

Inicialmente, a UNIMAR, como uma das poucas instituições de ensino superior a dispor de um Hospital Universitário no qual seus alunos podem realizar estágios curriculares e extracurriculares, vem a público agradecer o empenho e dedicação com a qual todos os profissionais vinculados ao HBU (Hospital Beneficente Unimar) vêm desempenhando as suas atribuições no combate à pandemia do COVID-19. Agradecemos, também, aos professores e alunos que, mesmo neste momento de crise, mantêm suas rotinas de estudo, com qualidade e seriedade.

Informamos que no dia 31 de março de 2020, o Governo Federal (Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde) publicou o Edital nº. 4 no DOU sobre o RECRUTAMENTO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM, FARMÁCIA E FISIOTERAPIA PARA ATUAREM NO COMBATE AO COVID-19 POR MEIO DO PROGRAMA “O BRASIL CONTA COMIGO”.

O Edital teve como objetivo operacionalizar a execução de ações estratégicas para fortalecer o enfrentamento à COVID-19 com a suplementação excepcional e temporária de alunos dos cursos de graduação em medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia do sistema federal de ensino, em estabelecimentos de saúde no âmbito do SUS, enquanto vigorar a declaração de emergência em saúde pública no país.

Os alunos deverão reforçar de forma prioritária a atuação na Atenção Primária à Saúde do SUS. Segundo Edital, deverão se inscrever na plataforma (http://sgtes.unasus.gov.br/apoiasus/):

– Alunos do último ano dos cursos de graduação em Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia.

Também poderão se cadastrar para trabalho voluntário:
– Alunos dos demais anos dos cursos de graduação em Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia.

Durante o ato da inscrição, o aluno deverá informar seus dados, a instituição de ensino à qual pertence, o ano em que se encontra nos respectivos cursos e o município no qual deseja servir, caso seja recrutado.

Ao realizar o seu cadastro, existe a possibilidade de o aluno indicar município diverso do qual está matriculado no curso.

O cadastro na plataforma não é garantia de convocação, pois se trata de um cadastro de reserva de alunos para reforçar a equipe para o combate à pandemia do COVID-19, conforme a necessidade dos gestores do SUS, considerando o atual contexto de emergência em saúde pública de importância internacional e nacional.

Segundo o Edital, se convocado, o aluno tem até 48 horas para se apresentar no serviço e, caso não o faça, será substituído pelo próximo candidato inscrito na Plataforma.

Os alunos selecionados pelo governo farão jus ao recebimento de uma bolsa no valor de R$ 1.045,00, condicionada à prestação de uma carga horária semanal de 40 horas, enquanto durar sua atuação no Programa.

Nesses casos, ainda receberão 10% de pontuação no ingresso em programa de residência do Ministério da Saúde, no prazo de dois anos, se for o caso, além de certificado de participação.

O Banco do Brasil apoiará a iniciativa do Ministério da Saúde, disponibilizando solução 100% digital para o pagamento das bolsas aos estudantes.

Todos os alunos serão supervisionados por profissionais de saúde de suas respectivas áreas e receberão treinamento, bem como EPI (Equipamento de Proteção Individual), fornecido pela instituição de saúde recebedora do estágio.

Para os alunos cadastrados mas que não estiverem nos últimos anos dos cursos Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, uma vez selecionados, deverão cumprir carga horária de 20 (vinte) horas semanais, recebendo mensalmente bolsa no valor de R$ 522,50 (quinhentos e vinte e dois reais e cinquenta centavos), mas não terão direito à pontuação adicional de 10% nas provas de residência médica.

A UNIMAR tem a certeza de que todos os seus alunos e professores estão plenamente aptos a colaborar neste momento de crise, pois, afinal, mesmo com todas as dificuldades, continuaram se capacitando, preparando-se para prontamente atender ao chamado em defesa das vidas humanas que o atual momento impõe.

Por fim, apesar de o Programa “O Brasil conta comigo” se dar entre o aluno e o estabelecimento de saúde, sob a coordenação do Governo Federal, inexistindo, portanto, responsabilidade da instituição de ensino, a UNIMAR se coloca à disposição para mais informações, em especial para os alunos que desejarem e não conseguirem realizar o seu cadastro.

Sobre o cadastro:

A partir de 02 de abril de 2020, poderá ser feito cadastro pelos alunos via endereço eletrônico: http://sgtes.unasus.gov.br/apoiasus/ com o preenchimento da “Ficha do Aluno”.

Ao ser chamado, por meio de correspondência eletrônica, o aluno deverá se apresentar em até 48 horas no estabelecimento de saúde indicado e, caso não o faça, será substituído por outro aluno cadastrado na Plataforma.

Os estados, municípios e estabelecimentos de saúde privados, sem fins lucrativos, que prestam serviços ao SUS, também devem aderir à ação estratégica pelo endereço eletrônico: http://sgtes.unasus.gov.br/apoiasus/, por meio das secretarias de saúde.

Os possíveis serviços de atuação englobam: – Unidades da Atenção Primária à Saúde; – Unidade de Pronto Atendimento; – Estabelecimentos da Rede Hospitalar; – Estabelecimentos de Saúde voltados ao atendimento dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas; – Estabelecimentos de Saúde das comunidades remanescentes de quilombos; – Estabelecimentos de Saúde das comunidades ribeirinhas. Desta forma, o Hospital Beneficente UNIMAR fará seu cadastro para receber alunos e voluntários.

Direção
UNIMAR