COMUNICADO 4 UNIMAR – COVID-19 – Curso de Medicina
Aos acadêmicos do Curso de Medicina na UNIMAR,
Inicialmente, a UNIMAR, como uma das poucas instituições de ensino superior a dispor de um Hospital Universitário no qual seus alunos podem realizar estágios curriculares e extracurriculares, vem a público agradecer o empenho e dedicação com a qual todos os profissionais vinculados ao HBU (Hospital Beneficente Unimar) vêm desempenhando as suas atribuições no combate à pandemia do COVID-19. Agradecemos, também, aos professores e alunos que, mesmo neste momento de crise, mantêm suas rotinas de estudo, com qualidade e seriedade.
Informamos que no dia 31 de março de 2020, o Governo Federal (Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde) publicou o Edital nº. 4 no DOU sobre o RECRUTAMENTO DE ACADÊMICOS DE MEDICINA PARA ATUAREM NO COMBATE AO COVID-19 POR MEIO DO PROGRAMA “O BRASIL CONTA COMIGO”.
O Edital teve como objetivo operacionalizar a execução de ações estratégicas para fortalecer o enfrentamento à COVID-19 com a suplementação excepcional e temporária de alunos dos cursos de graduação em medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia do sistema federal de ensino, em estabelecimentos de saúde no âmbito do SUS, enquanto vigorar a declaração de emergência em saúde pública no país.
Os alunos deverão reforçar de forma prioritária a atuação na Atenção Primária à Saúde do SUS. Segundo Edital, deverão se inscrever na plataforma (http://sgtes.unasus.gov.br/apoiasus/):
– Alunos do 6° ano do curso de graduação em Medicina (2° ano do internato)
– Alunos do 5° ano do curso de graduação em medicina (1° ano do internato).
Também poderão se cadastrar para trabalho voluntário:
– Alunos do 1° ao 4° ano do curso de graduação em Medicina.
Durante o ato da inscrição, o aluno deverá informar seus dados, a instituição de ensino à qual pertence, o ano em que se encontra no curso de medicina e o município no qual deseja servir, caso seja recrutado.
Ao realizar o seu cadastro, existe a possibilidade de o aluno indicar município diverso do qual está matriculado no curso de Medicina.
O cadastro na plataforma não é garantia de convocação, pois se trata de um cadastro de reserva de alunos para reforçar a equipe para o combate à pandemia do COVID-19, conforme a necessidade dos gestores do SUS, considerando o atual contexto de emergência em saúde pública de importância internacional e nacional.
Segundo o Edital, se convocado, o aluno tem até 48 horas para se apresentar no serviço e, caso não o faça, será substituído pelo próximo candidato inscrito na Plataforma.
Os alunos selecionados pelo governo farão jus ao recebimento de uma bolsa no valor de R$ 1.045,00, condicionada à prestação de uma carga horária semanal de 40 horas, enquanto durar sua atuação no Programa.
Nesses casos, ainda receberão 10% de pontuação no ingresso em programa de residência do Ministério da Saúde, no prazo de dois anos, além de certificado de participação.
A carga horária cumprida pelos alunos selecionados poderá ser utilizada como substitutiva de horas devidas em sede de estágio curricular obrigatório nas áreas de Clínica Médica, Pediatria e Saúde Coletiva, conforme Edital, não desobrigando os alunos de cumprir a carga horária prevista para outras áreas do estágio curricular obrigatório, que necessariamente deverá ser cumprida.
Caso o aluno do 5° ou 6° seja selecionado e já tenha cursado estes 3 internatos, gozará apenas do benefício da bolsa, certificado e dos 10% de pontuação adicional nos processos seletivos de residência promovidos pelo Ministério da Saúde, não podendo utilizar as horas obtidas no programa para abonar as horas de outros internatos.
O Banco do Brasil apoiará a iniciativa do Ministério da Saúde, disponibilizando solução 100% digital para o pagamento das bolsas aos estudantes.
Todos os alunos serão supervisionados por profissionais de saúde de suas respectivas áreas e receberão treinamento, bem como EPI (Equipamento de Proteção Individual), fornecido pela instituição de saúde recebedora do estágio.
Para os alunos do 1° ao 4° ano, uma vez selecionados, deverão cumprir carga horária de 20 (vinte) horas semanais, recebendo mensalmente bolsa no valor de R$ 522,50 (quinhentos e vinte e dois reais e cinquenta centavos), mas não terão direito à pontuação adicional de 10% nas provas de residência médica.
A UNIMAR tem a certeza de que todos os seus alunos e professores estão plenamente aptos a colaborar neste momento de crise, pois, afinal, mesmo com todas as dificuldades, continuaram se capacitando, preparando-se para prontamente atender ao chamado em defesa das vidas humanas que o atual momento impõe.
Por fim, apesar de o Programa “O Brasil conta comigo” se dar entre o aluno e o estabelecimento de saúde, sob a coordenação do Governo Federal, inexistindo, portanto, responsabilidade da instituição de ensino, a UNIMAR se coloca à disposição para mais informações, em especial para os alunos que desejarem e não conseguirem realizar o seu cadastro.
Sobre o cadastro:
A partir de 02 de abril de 2020, poderá ser feito cadastro pelos alunos via endereço eletrônico: http://sgtes.unasus.gov.br/apoiasus/ com o preenchimento da “Ficha do Aluno”.
Ao ser chamado, por meio de correspondência eletrônica, o aluno deverá se apresentar em até 48 horas no estabelecimento de saúde indicado e, caso não o faça, será substituído por outro aluno cadastrado na Plataforma.
Os estados, municípios e estabelecimentos de saúde privados, sem fins lucrativos, que prestam serviços ao SUS, também devem aderir à ação estratégica pelo endereço eletrônico: http://sgtes.unasus.gov.br/apoiasus/, por meio das secretarias de saúde.
Os possíveis serviços de atuação englobam: – Unidades da Atenção Primária à Saúde; – Unidade de Pronto Atendimento; – Estabelecimentos da Rede Hospitalar; – Estabelecimentos de Saúde voltados ao atendimento dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas; – Estabelecimentos de Saúde das comunidades remanescentes de quilombos; – Estabelecimentos de Saúde das comunidades ribeirinhas. Desta forma, o Hospital Beneficente UNIMAR fará seu cadastro para receber alunos e voluntários.
Direção
UNIMAR
Seja o primeiro a comentar!