Docentes dos cursos de Biomedicina e Farmácia da Unimar orientam sobre a importância da lavagem das mãos e quando utilizar o álcool em gel

Neste período de combate ao Covid-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde orientam a população a intensificar hábitos e a promover ações para evitar o contágio da doença. A lavagem correta das mãos, gesto aparentemente simples, mas que aumenta a segurança tem se mostrado extremamente eficaz, inclusive na proteção de pessoas que compõem o grupo de risco.

De acordo com a Coordenadora dos cursos de Biomedicina e Farmácia da Universidade de Marília (Unimar), Lara Casadei, isso acontece porque alguns vírus, como o Covid-19, são revestidos por membrana lipossolúvel. “Este microrganismo possui um envelope viral que é composto por gordura, e o que melhor limpa, o sabão e o detergente. Por isso a importância de lavarmos as mãos constantemente”, explica.   

A lavagem adequada das mãos além de evitar o Coronavírus é a principal ferramenta para enfrentar várias outras doenças, como o H1N1, diarreia, infecção estomacal, conjuntivite e dor de garganta. Segundo a Organização Mundial da Saúde, essas doenças poderiam ser evitadas ou reduzidas em até 40% se todos lavassem adequadamente as mãos, já que é a parte do corpo com mais contato com objetos e pessoas. E estas mesmas mãos, são levadas aos olhos, nariz e boca. 

Ainda de acordo com a Coordenadora Lara Casadei, para matar o vírus a lavagem das mãos precisa ser realizada corretamente. “O processo precisa ocorrer por, em média, 30 segundos, começando pela palma, após punhos, unhas, pontas dos dedos e polegar. Em caso de não ter por perto água e sabão, utilizar o álcool em gel friccionando e seguindo o mesmo passo a passo”, detalha.   

O Docente dos cursos de Biomedicina e Farmácia, Paulo Sérgio Marinelli, explica que a utilização do álcool em gel é recomendada para quando não for possível a lavagem das mãos com água e sabão. “O álcool 70% é também eficiente para a remoção da membrana lipossolúvel do vírus, por isso se estiver em local em que não há possibilidade de lavar as mãos, com água e sabão, a utilização do álcool é recomendada”, orienta. 

O Docente explica ainda que as pessoas precisam ficar atentas a porcentagem e procedência do álcool que estão utilizando. “É preciso ler o rótulo no momento da compra do produto, porque há no mercado produtos que possuem a concentração menor de 70% e não são eficazes. Além disso, muitos estão fabricando o produto com outros tipos de álcool, como por exemplo com o etanol, e ele não é recomendado para assepsia, por não conter reagentes de limpeza”, orienta.  

“Manter a higiene é a melhor forma de prevenção. Mãos limpas, salvam vidas!”, finaliza a Coordenadora. 

Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
free online course
download samsung firmware
Download WordPress Themes
udemy free download

Publicado por em 13 de abril de 2020 | 440

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notícias Unimar
Vídeos