Programa de Pós-graduação da Unimar realiza o Projetos “Novos Olhares na Metodologia Científica”

Nesta quarta-feira, dia 22 de abril, a partir das 18h, será realizada a primeira palestra do Projeto “Novos Olhares na Metodologia Científica”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Marília (Unimar). A cada semana, um novo tema, envolvendo a pesquisa científica, será abordado por renomado especialista. O primeiro palestrante será o Coordenador dos cursos de Mestrado e Doutorado em Direito, Jonathan Barros Vita, sobre “Métodos, Sistema de referência e Direito”. 

De acordo com o Coordenador do Projeto, o docente Dr. Valter Moura do Carmo, o objetivo é aproximar o acadêmico de cada metodologia. “O projeto foi desenvolvido para que os alunos e ex-alunos da disciplina de metodologias da pesquisa científica tivessem maior aprofundamento a respeito de todos os tipos de métodos que são empregados na área do Direito. A ideia é trabalhar não apenas com métodos tradicionalmente empregados, mas sim com outros mais comuns em outras áreas do conhecimento”, explica.

O projeto conta com a participação de 13 docentes, brasileiros e espanhóis, que irão expor suas pesquisas e explicar como determinada metodologia apoia o processo científico. Ainda segundo Dr. Valter, esta exemplificação permitirá maior conhecimento e entendimento dos acadêmicos. “O docente vai elencar seu trabalho com um método específico que ele utiliza em seu tipo de pesquisa. Teremos conhecimentos de vários trabalhos na área do Direito, sempre fazendo esta relação, dando oportunidade para que os acadêmicos conheçam na prática qual a realidade do processo de pesquisa destes renomados profissionais”, conta.

As palestras serão realizadas todas às quartas-feiras, até o mês de julho. Confira a relação completa:
 

22 de abril-18 às 19hrs (horário de São Paulo) Tema: Métodos, sistema de referência e Direito
Palestrante: Jonathan Barros Vita, Coordenador do PPGD da Unimar. 

29 de abril – 18 às 19hrs (horário de São Paulo). tema: Plágio Acadêmico
Palestrante: Heloisa Medeiros, Mestra e doutora em Direito pela UFSC, Diretora científica do INASP e Professora universitária. 

06 de maio – 17 às 18hrs (horário de São Paulo). Tema: Método indutivo
Palestrante: Rubén Miranda Gonçalves, Coordenador do Mestrado em Direitos Humanos da Universidad Internacional de La Rioja (UNIR) e Diretor da revista jurídica espanhola “Cadernos de Direito Actual”. 

13 de maio – 18 às 19hrs (horário de São Paulo).
Tema: Método dedutivo 
Palestrante: Álisson José Maia Melo, Docente do mestrado em Direito da UNI7, editor da Revista da Faculdade de Direito da UFC, da Revista Jurídica da FA7 e da Revista da Procuradoria-Geral do Município. 

20 de maio – 18 às 19hrs (horário de São Paulo).
Tema: Método hipotético-dedutivo 
Palestrante: Leilane Serratine Grubba, professora do mestrado em direito e do mestrado em Psicologia do IMED.

27 de maio – 18 às 19hrs (horário de São Paulo).
Tema: Método dialético
Palestrante: Luiz Carmo Gomes, doutor em Função Social do Direito pela FADISP, realizou estágio de pós-doutorado na University of Limerick (Irlanda), integra o programa de estágio de pós-doutorado na UENP e é visiting professor and researcher na School of Law da University of Limerick (Irlanda).

03 de junho – 15 às 16hrs (horário de São Paulo).
Tema: Método sistêmico
Palestrante: Fernando Galindo Ayuda, professor catedrático de la Universidad de Zaragoza (Espanha).

10 de junho – 15 às 16hrs (horário de São Paulo).
Tema: Método reflexivo, pensamento crítico e impacto social da investigação. 
Palestrante: Susana Borràs Pentinat, profesora agregada de Direito Internacional e Relações Internacionais da Universidad Rovira i Virgili (Espanha).

17 de junho – 18 às 19hrs (horário de São Paulo).
Tema: Experimental e estatístico 
Palestrante: Suelen Carls, professora colaboradora do PPGD da UNIMAR e Senior Research Fellow no Instituto Max Planck para Inovação e Concorrência.

24 de junho – 18 às 19hrs (horário de São Paulo).
Tema: Histórico
Palestrante: Gustavo Cesar Cabral, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC. Bolsista de Produtividade do CNPq.

01 de julho – 17h às 18h (horário de São Paulo).
Tema: Comparativo
 Palestrante: André Olavo Leite, pesquisador Associado da Faculdade de Direito da Universidade de Vilnius (Lituânia).

08 de julho  – 18 às 19hrs (horário de São Paulo).
Tema: Survey e suas aplicações no Direito.
Palestrante: Marco Aurélio dos Santos, professor da UNIMAR.

15 de julho – 18 às 19hrs (horário de São Paulo).
Tema: Análise documental e de conteúdo 
Palestrante: Rodrigo Vieira Costa, Investigador Visitante em Estágio Pós-Doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES) na Universidade de Coimbra e Vice-Coordenador do Mestrado em Direito da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Coordenador do DiGiCULT – Estudos e Pesquisas em Direito Digital e Direitos Culturais. 


O projeto será realizado por meio de videoconferência em plataforma digital. Para acessar a palestra desta quarta-feira basta clicar no link https://meet.google.com/iux-vejk-heb. Os endereços das demais palestras serão disponibilizados pelas páginas oficiais. Mais informações pelo e-mail  vm.carmo@unimar.br.   

Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download micromax firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy paid course free download

Publicado por em 22 de abril de 2020 | 912

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!