Abertura do Projetos “Novos Olhares na Metodologia Científica”, realizado pelo Programa de Pós-graduação da Unimar, foi um sucesso

O Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade de Marília (Unimar) realizou a abertura do Projeto “Novos Olhares na Metodologia Científica”, que tem o objetivo de aprofundar nas metodologias utilizadas nos estudos acadêmicos na área jurídica, com a participação de renomados especialistas que irão abordar os temas interligando com seus trabalhos acadêmicos. Serão 13 palestras, as quais realizadas por meio de videoconferência em Plataforma Digital.  

De acordo com o Coordenador do Projeto, o docente Dr. Valter Moura do Carmo, o objetivo é aproximar os acadêmicos da pós-graduação das metodologia. “Pretendemos que os alunos e ex-alunos da disciplina de metodologias da pesquisa científica possam obter um maior aprofundamento a respeito de todos os tipos de métodos que são empregados na área do Direito. A ideia é trabalhar não apenas com métodos tradicionalmente empregados, mas sim com outros mais comuns em outras áreas do conhecimento”, explica.

Segundo o docente e também Coordenador do Projeto, Dr. Carlos Bitencourt Jorge, a abertura superou as expectativas de todos. “Foi um primeiro dia excelente, com mais de 120 pessoas participando  e interagindo, foi uma oportunidade única de aprendizado. Além disso, será também um canal importante de contato com autores e pesquisadores em que nossos acadêmicos se baseiam e isso não tem preço. Eu destaco a Universidade de Marília, que neste momento de pandemia, proporciona mais uma inovação acadêmica sensacional, que despertou interesse dos nossos acadêmicos e de outras Instituições de Ensino, que acessaram e participaram de nosso encontro, demonstrando, mais uma vez, nosso pioneirismo com a inovação, aplicada de maneira real”, enfatiza. 

O projeto conta com a participação de 13 docentes, brasileiros e espanhóis, que irão expor suas pesquisas e explicar como determinada metodologia apoia o processo científico. Para o primeiro palestrante, o coordenador dos cursos de Mestrado e Doutorado da Unimar, Jonathan Barros Vita, o Projeto Novos Olhares foi e será importante virtualização do programa de Pós-graduação. “O Projeto transpassará temas que são discutidos pelos acadêmicos, em todas as disciplinas, e é fundamental o aprofundamento nestas metodologias porque não existe pesquisa sem base sólida dentro do contexto”, ressalta. 

Ainda segundo o Jonathan, a interação entre acadêmicos e pesquisadores trará um conhecimento inigualável. “Muitos dos textos que nossos acadêmicos estão habituados a ler são destes docentes que integram o Projeto. Esta congregação on line serve para atrair novas conhecimentos, fazendo interações metodológicas com pessoas que trazem a vanguarda do conhecimento para a Unimar”, exemplifica. 

Ainda segundo Carlos, o Projeto fortalecerá as atividades acadêmicas. “Não se faz ciência sem metodologia. Este aprofundamento torna-se fundamental porque trabalhar com ciência é isso, esta aplicação de metodologia compreensivo a todos. Sem contar que mesmo não atuando na parte acadêmica ou científica, conhecer métodos estrutura muito mais o raciocínio, ajudando a delimitar e construir serviços e também a produção de textos”, exemplifica.    

O Projeto “Novos Olhares na Metodologia Científica” será realizado todas às quartas-feiras, até o final de julho, por meio de videoconferência em plataformas digitais. Cada semana um novo tema será abordado com a participação de um Pesquisador. A Próxima discussão contará com a participação da Mestra e doutora em Direito pela UFSC e Diretora científica do INASP, Heloisa Medeiros, sobre Plágio Acadêmico. O link será disponibilizado na semana do debate nas redes sociais da Universidade de Marília. Mais informações pelo e-mail  vmcarmo@unimar.br


Publicado por em 24 de abril de 2020 | 390

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!